Sines em Jazz 2009 arranca amanhãSines recebe nos dias 21, 22 e 23 de Agosto de 2009 a terceira edição do festival Sines em Jazz, evento que acolhe um programa de concertos, realizados no Centro de Artes da cidade, palestras e workshops, estes sediados na nova Escola das Artes.
21 de Agosto
A primeira noite de música arranca, às 22h00, com o Afonso Pais Trio. Considerado um dos melhores jovens guitarristas do jazz nacional, Afonso Pais faz-se acompanhar do baterista Alexandre Frazão e do contrabaixista Nelson Cascais para um concerto em torno de “Subsequências” (Enja), o seu disco mais recente.
Às 23h15, é a vez de Acácio Salero – Secret Apache, o agrupamento de um dos mais consistentes “jazzmen” portugueses. Jazz, rock e música contemporânea, tudo se cruza num espectáculo conduzido pelos saxofones tenor, alto e soprano de Acácio Salero.
22 de Agosto
Quatro músicos de excepção num projecto de jazz contemporâneo com inspiração na música árabe abrem, às 22h00, a segunda noite do Sines Jazz. Em El Fad, o guitarrista José Peixoto chama Carlos Zíngaro (violino), Yuri Daniel (contrabaixo) e José Salgueiro (bateria e percussões) para uma exploração musical da memória da presença moura na Península Ibérica.
Às 23h15, o património do lendário compositor Frank Zappa é o ponto de partida para mais um concerto a não perder, com o octeto Low Budget Research Kitchen plays Zappa.
23 de Agosto
Na última noite do festival, às 22h00, a cantora Paula Oliveira sobe ao palco com pianista Leo Tardin para uma viagem pelo disco “Fado Roubado”, entre outro repertório. Jazz sobre música popular em língua portuguesa por uma das maiores referências do género no nosso país.
O programa de concertos fecha, às 23h15, com In Tempus - Quarteto de Vasco Agostinho. Jeff Davis (vibrafone), Filipe Teixeira (contrabaixo) e Bruno Pedroso (bateria) trabalham em conjunto com a guitarra de Vasco Agostinho repertório variado que inclui não só composições originais, como também temas do cancioneiro português e de outras linguagens raramente incluídas no universo do jazz.
Palestras
Se os concertos têm como cenário o palco do Centro de Artes de Sines, a extensa programação de palestras realiza-se na nova Escola das Artes de Sines, que abriu em 2008 e tem no jazz um dos pilares do seu programa pedagógico.
O multi-instrumentista Luís Lapa está em Sines para explicar a tua tese de que a música não é uma arte, mas sim uma língua. Mais do que uma palestra, é um mini-curso dividido em quatro sessões: 21 de Agosto, das 10h30 às 13h00; 22 de Agosto, das 10h30 às 17h00; e 23 de Agosto, das 10h30 às 13h00.
Ainda no dia 21, às 17h30, Virgil Mihaui propõe o tema “Jazz no início do século XXI - Entre linguagem universal e identidades etnoculturais”, uma reflexão sobre a riqueza e a variedade do jazz no nosso tempo. Às 19h00, Carlos Azevedo, um dos grandes impulsionadores e pioneiros do ensino do jazz ao nível do ensino superior no nosso país, fala sobre as suas experiências com a academia e a Orquestra de Jazz de Matosinhos.
No dia 22 de Agosto, às 17h30, José Duarte, um dos maiores divulgadores da história do jazz em Portugal, parte do livro “Poezz” para explorar a poesia criada em torno deste género musical. Às 19h00, na palestra “Como ouvir o jazz?”, Zé Eduardo propõe desvendar alguns "truques" para a audição e compreensão do jazz.
Finalmente, no dia 23 de Agosto, às 17h30, Paulo Perfeito explica a sua interpretação do que “O que é um jazz composer?”, relacionando as temáticas da composição e da improvisação.
Workshops
Para além das palestras, realizam-se também workshops na Escola das Artes de Sines.
No dia 21 de Agosto, às 14h30, Acácio Salero conduz uma oficina sobre os Fundamentos Rítmicos do Jazz, para bateristas.
No dia 23 de Agosto, também às 14h30, Vasco Agostinho fala de Técnica de Estudo para Música Improvisada, para guitarristas e outros músicos.
Preços
Bilhete para os concertos: 5 euros / noite
Palestras: entrada gratuita, mediante inscrição na Escola das Artes de Sines
Workshops: gratuitos para os alunos da Escola das Artes de Sines e 5 euros para não alunos
Contactos
Centro de Artes de Sines: Tel. 269 860 080
Escola das Artes de Sines: Tel. 269 636 225