13 de agosto de 2009

JNPDI: Blogue da semana no Cotonete

logocotoneteclixaltabranco.jpg

JNPDI é esta semana o blogue destacado pelo site Cotonete na rubrica Blog da Semana, secção dedicada a blogs e a outras publicações online de reconhecido interesse.

Imagem1-9.jpg

O Jazz no País do Improviso (JNPDI) é a prova definitiva de que um blog pode rapidamente afirmar-se e assumir novas vidas para lá da blogosfera. O destaque desta semana é obra de um homem só, João Moreira dos Santos, que se define como «produtor de espectáculos, escritor, investigador, divulgador e formador, sempre na área do jazz e da música improvisada». O blog nasceu para «partilhar conhecimentos sobre a história do jazz em Portugal» e também para «divulgar este género musical, afirmando-se como uma casa do jazz na Internet».

Como explica o seu autor, «tudo começou a 11 de Setembro de 2003 e o título do blog tem tanto a ver com o espírito do jazz (enquanto música improvisada), como com a conjuntura de Portugal de então». João refere-se «a uma fase muito aguda da vida política, económica e social do país que tinha saído do "pântano", mas ainda estava "de tanga"». O título carrega pois «a ideia desse Portugal improvisado, sem rumo e esperança que atravessa partidos políticos, governos e gerações», conclui.

Não demorou muito até que o JNPDI começasse a ser reconhecido, tendo-se tornado, nas palavras do seu autor, no «primeiro blog português a ser acreditado para festivais de música (como se de um vulgar órgão de comunicação social se tratasse) e a receber discos e livros para recensão crítica». Mas não só: o quarto aniversário foi assinalado com «um concerto memorável do saxofonista Herb Geller no Hot Clube de Portugal» e o quinto com «um concerto no Centro Cultural de Belém pela histórica cantora Sheila Jordan».

2008 foi também o ano em que começaram os podcasts do blog, sendo que antes a página online já tinha sido usada «como fonte para os media tradicionais (Expresso, Diário de Notícias, etc.)». Já este ano, o JNPDI «atingiu o quarto de milhão de visitas acumuladas e passou a ser também um programa radiofónico na CSB Rádio», que pode ser ouvida em 105.4 FM na Grande Lisboa e em www.csbradio.pt. Actualmente, o blog regista «mais de 250 000 visitas acumuladas, alimentadas por cerca de 400 visitas diárias», valores que o seu autor considera «muito elevados para um blog sobre jazz, uma música considerada de minorias».

João Moreira dos Santos dedica ao blog «nunca menos de duas horas», podendo ir até às quatro horas por dia. Do formato, o blogger destaca «a liberdade de estilos e formas e a independência editorial», além dos «custos praticamente inexistentes», mas realça que «um blog deve ter o mesmo rigor e objectividade de um qualquer órgão de comunicação social instituído». Quanto ao futuro, está a ser preparada «a evolução do Jazz no País do Improviso para site, o que permitirá uma melhor estruturação dos seus muitos conteúdos e referências». O autor também pretende que o JNPDI se assuma como «um embaixador do jazz português no estrangeiro e do jazz estrangeiro em Portugal».

Helder Gomes


Site Meter Powered by Blogger