Veja os grandes solos de trompete
JNPDI! traz hoje ao seu conhecimento um site onde pode ouvir alguns dos grandes solos de trompete ao mesmo tempo que segue a sua notação na pauta musical, facilitando a compreensão dos mesmos e vendo-os (literalmente) de uma nova perspectiva.
Mesmo quem não tenha grandes conhecimentos de música, desde que saiba acompanhar os compassos (sabendo que o 2.º e o 4.º tempo são marcados pelo prato de choques) consegue compreender em que parte do solo cada músico se encontra.
Não podemos seleccionar naturalmente todos, mas deixamos aqui alguns que nos parecem mais revelantes e também fáceis de seguir (com algums excepções...).
Chamamos a atenção dos leitores mais leigos para que não esperem que o que está no papel (neste caso, ecran) corresponda exactamente ao que está a ser tocado em termos de notação rítmica, isto porque como é sabido o swing consegue-se quando os músicos tocam sem estar, ao contrário dos clássicos, colados ao tempo. Quer isto dizer que há sempre um ligeiro atraso em relação ao que está escrito e que existem nuances rítmicas que as pautas não conseguem exprimir.
Vamos então organizar a nossa audição por discos, bastando clickar nos links para ouvir e ver o solo. Por limitações do site de origem só são audíveis cerca de 30 segundos de música, pelo que na maior parte dos casos o que se ouve termina antes do que está escrito.
Temos de começar, claro, pelo clássico e antológico solo de Miles Davis em "So What".
Miles Davis - "Summertime"
Clifford Brown em "Joyspring".
JNPDI! traz hoje ao seu conhecimento um site onde pode ouvir alguns dos grandes solos de trompete ao mesmo tempo que segue a sua notação na pauta musical, facilitando a compreensão dos mesmos e vendo-os (literalmente) de uma nova perspectiva.
Mesmo quem não tenha grandes conhecimentos de música, desde que saiba acompanhar os compassos (sabendo que o 2.º e o 4.º tempo são marcados pelo prato de choques) consegue compreender em que parte do solo cada músico se encontra.
Não podemos seleccionar naturalmente todos, mas deixamos aqui alguns que nos parecem mais revelantes e também fáceis de seguir (com algums excepções...).
Chamamos a atenção dos leitores mais leigos para que não esperem que o que está no papel (neste caso, ecran) corresponda exactamente ao que está a ser tocado em termos de notação rítmica, isto porque como é sabido o swing consegue-se quando os músicos tocam sem estar, ao contrário dos clássicos, colados ao tempo. Quer isto dizer que há sempre um ligeiro atraso em relação ao que está escrito e que existem nuances rítmicas que as pautas não conseguem exprimir.
Vamos então organizar a nossa audição por discos, bastando clickar nos links para ouvir e ver o solo. Por limitações do site de origem só são audíveis cerca de 30 segundos de música, pelo que na maior parte dos casos o que se ouve termina antes do que está escrito.
Temos de começar, claro, pelo clássico e antológico solo de Miles Davis em "So What".
Miles Davis - "Summertime"
Clifford Brown em "Joyspring".
Chet Baker em "Fair Weather".
Chet Baker em "Summertime".
Chet Baker, ainda, em "How deep is the ocean".
Dizzy Gillespie em "Pickin' The Cabbage".
Fats Navarro em "Eb Pob".
Freddie Hubbard em "There Will Never Be Another You"
Freddie Hubbard - "Watermelon Man"
Freddie Hubbard - "Society Red"
Lee Morgan - "Blue Train"
Lee Morgan - "I'm Old Fashioned"
Lee Morgan - "Moanin'" (um bom tema, excelente solo, com efeitos...)
Louis Armstrong - "Wild Man Blues"
Nat Adderley - "Work Song"
Nicholas Payton - "Fingerpainting"
Roy Hargrove - "Straight, No Chaser"
Dave Douglas - "Blue Heaven"
Claro que faltam aqui solos essenciais, mas tivemos de "jogar" com o que está disponível neste site.
NA: Post publicado originalmente em JNPDI em 10/03/2006
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