11 de janeiro de 2014

Benny Lackner no 10º aniversário de JNPDI!

BennyLacknerJNPDI_zpsdf866cb6.jpg


No próximo dia 18 de Janeiro, às 18h30, o pianista Benny Lacker (que tem sido muito elogiado por Brad Mehldau, de quem foi aluno) vai tocar no Museu da Música.

O concerto assinala o 10.º aniversário do Blogue Jazz no País do Improviso e do grupo Jazz em Portugal (Facebook), dois espaços dedicados à divulgação do jazz, que criei, respectivamente, em 2003 e 2010.

A entrada faz-se por aquisição de rifas [por um valor totalmente simbólico) que, no final do espectáculo, darão acesso ao sorteio de CD's de jazz português.

BENNY LACKNER (piano solo)

Natural de Berlim, Benny Lackner mudou-se para a Califórnia quando tinha apenas 13 anos de idade. A sua formação em jazz decorreu no California Institute of the Arts, escola dirigida por Charlie Haden e David Roitstein, mas foi com o consagrado pianista Brad Mehldau que estudou a fundo entre 1997 e 1998. Mehldau é, aliás, bastante elogioso do seu discípulo, tendo afirmado que “Benny Lackner tem um estilo de composição distinto e que soa lúdico e original”.

Presentemente a viver entre Nova Iorque e Berlim, Lackner tem actuado nos últimos anos em inúmeros e prestigiados festivais de jazz, incluindo o Festival de Jazz do Mar do Norte (Holanda) e o Festival de Jazz de Montreux (Suíça). Nesses eventos, e também em clubes de jazz, tem tocado com músicos tão notáveis quanto Billy Higgins, Marc Ribot, Brad Shepik e Pheeroan akLaff.

O trio de Benny Lackner tem-se afirmado gradualmente a nível internacional, o que tem valido ao pianista elogiosas críticas por parte da imprensa musical de referência: "Benny Lackner já não precisa temer as comparações com Keith Jarrett ou Brad Mehldau. A sua vantagem reside no facto de ter ao longo dos anos aprimorado a sua própria linguagem musical e estilo de composição. Ele encontrou o seu lugar na liga superior dos pianistas de Jazz!" (Concerto Magazine).

Neste seu concerto, Benny Lackner interpreta a piano solo algumas das mais notáveis canções do Great American Songbook - temas popularizados, entre outros, por Frank Sinatra, Ella Fitzgerald ou Nat King Cole - e também originais da sua autoria..


Site Meter Powered by Blogger