30 de agosto de 2009

Mahatma Gandhi: Marcha sem fim em Lisboa...

gandhi1.jpg

Mahatma Gandhi ficou célebre pelas muitas e longas marchas que fez ao longo da sua vida para promover de forma pacífica mudanças profundas nas injustas políticas do império britânico na Índia.

Pois em Lisboa, Gandhi, em forma de estátua, marcha há anos sem fim num local indigno da sua memória e a que os seus admiradores só podem aceder com risco de atropelamento ou intoxicação pelos escapes dos automóveis.

Gandhi1.jpg

Relegado para o triângulo que faz a confluência entre a Avª das Descobertas, Avª Vasco da Gama e Avª do Restelo, o monumento a uma das mais importantes figuras do século XX e da modernidade encontra-se na mais soturna penumbra (ditada pela densidade de pinheiros ali presentes) e no isolamento total da humanidade que abraçou em vida...

Gandhi2.jpg

É que à distância que está dos automobilistas e atendendo à penumbra do local e dimensão reduzida da estátua, é muito questionável que quem por ali passa saiba sequer quem é aquele ser que há anos marca passo na Avenida das Descobertas... isto depois de ter encompassado o império britânico (e a humanidade) com os direitos civis básicos.

Haverá por aí algum candidato à CML que se proponha tratar condignamente este vulto da ética e da paz, arranjado-lhe uma nova morada mais luminosa, acessível e à altura da sua vida e obra?

E se por acaso lhe faltar imaginação para o destino a dar à estátua de Gandhi JNPDI deixa aqui alguns exemplos da pátria do jazz, envolvendo espaços como um tribunal, um jardim, uma praça urbana e uma universidade.

gandhi.jpg
Tribunal do Condado de Milwaukee

gandhi-statue-tree.jpg
Cleveland Indian Cultural Garden

146714302_3d59c1c016_b.jpg?w=
Memorial em Washington DC

100208GandhiStatue1PM_6536.jpg
James Madison University (EUA)

1 Comments:

At domingo ago. 30, 11:16:00 da manhã 2009, Blogger odete pinto said...

Excelente denúncia duma situação vergonhosa e indigna de um SER humano verdadeiramente memorável e merecedor de ser bem visível.

 

Enviar um comentário

<< Home


Site Meter Powered by Blogger