22 de agosto de 2019

17 de Agosto de 1919: O dia em que a nova do Jazz chegou à capital do Fado

No dia 17 de Agosto de 2019, assinala-se o 100.º aniversário da publicação da primeira notícia, conhecida, a referir-se, em Portugal, ao fenómeno do Jazz.

Para celebrar a efeméride, João Moreira dos Santos (investigador e autor de 10 livros sobre a história do Jazz em Portugal e do programa «Jazz A2», na Antena 2) e Fernando Mendes (realizador) criaram este breve documentário.

Intitulado «17 de Agosto de 1919: o dia em que a nova do Jazz chegou à capital do Fado», o filme pretende transportar os espectadores até essa longínqua data, explicando as origens da notícia publicada pelo vespertino «A Capital», a sua importância, o seu conteúdo e os principais protagonistas referidos pelo autor da mesma.

Não ficou, claro, de lado o contexto histórico em que o referido texto foi publicado. A propósito deste último, fala-se, imagine-se, de Sidónio Pais, de Bernardo Sassetti e do Presidente da República, António José de Almeida, sem esquecer, ainda, o infame vagão fantasma, que, em 1919, aterrorizou os ferroviários grevistas.



Site Meter Powered by Blogger