Acaba de nascer um novo festival de Jazz em Portugal: o Allgarve Jazz.
Este festival insere-se no programa ALLGARVE (criado em 2007 pelo Ministério da Economia e Inovação e pelo Turismo de Portugal e desenvolvido em parceria com várias autarquias do Algarve), tendo sido ontem apresentado publicamente pelo Ministro da Economia e pelos seus produtores na FITUR (Madrid), uma das maiores feiras de turismo a nível internacional. Esta é a primeira vez que Portugal promove oficialmente no exterior um festival de Jazz, projectando-o como mais valia para a criação de uma oferta cultural de qualidade na região e para a atracção de turismo.
O Allgarve Jazz decorre de 4 a 13 de Julho e apresenta um elenco de luxo - com dois músicos nomeados para quatro Gramys – o que faz com que este festival em pouco ou nada fique a dever aos melhores da Europa. Pelos palco do Allgarve Jazz vão assim passar:
- Lucky Peterson (4 Julho)
- Herbie Hancock (5 Julho)
- Maria João e Mário Laginha (6 Julho)
- Dee Dee Bridgewater (11 Julho)
- Manhattan Transfer (12 Julho)
- Patti Austin (13 Julho)
Cabe ao virtuoso guitarrista e cantor Lucky Peterson, considerado o herdeiro natural de BB King e expoente máximo da nova geração de bluesmen, inaugurar o Allgarve Jazz, actuando dia 4 de Julho em Portimão. Face aos concertos inesquecíveis que realizou nos anos 90 no CCB e no Estoril Jazz, é de prever uma noite de grandes emoções e surpresas...
No dia 5 de Julho Herbie Hancock, um dos músicos de referência da história do jazz moderno, actua em Loulé, no largo do Monumento Duarte Pacheco. O pianista vem ao Allgarve Jazz apresentar o seu CD de homenagem a Joni Mitchell, trabalho pelo qual está nomeado para dois Grammy: “Best contemporary jazz álbum” e “Best jazz instrumental solo”.
Maria João actua no dia 6 de Julho na Fortaleza de Sagres, onde estreia um novo projecto musical que resulta de uma encomenda e desafio lançados pelo Allgarve Jazz: revisitar o seu primeiro CD (editado há 25 anos), convidando para o efeito músicos estrangeiros de renome internacional para trabalhar num repertório de standards e originais. Com a cantora actuam Mário Laginha, Bernardo Moreira, o saxofonista inglês Julian Arguelles e o percussionista norueguês Helge Norbakken.
A voz de Dee Dee Bridgewater, uma das melhores vozes actuais do Jazz, actua em Albufeira, no magnífico cenário do Golfe da Balaia. Esta cantora, que dispensa grandes apresentações, está nomeada para o Grammy de “Best Jazz Vocal Álbum”, pelo seu CD Red Earth – A Malian Journey.
Os Manhattan Transfer, um quarteto vocal criado em 1969 e o mais popular desde os tempos dos históricos Lambert, Hendricks & Ross, actuam em Portimão no dia 12 de Julho. Este é o concerto por excelência da técnica vocal, do vocalese e do scat singing!
Cabe a outra cantora nomeada este ano para o Grammy de melhor Álbum de Jazz Vocal e "Best Instrumental Arrangement Accompanying Vocalist" encerrar o Allgarve Jazz 2008. É assim que dia 13 de Julho Patti Austin leva ao belo ambiente natural do Parque da Fontes, em Lagoa, a música do inigualável compositor George Gershwin.
A programação do Allgarve Jazz é assumidamente crossover, correspondendo ao objectivo de ser esta uma manifestação cultural de qualidade, mas abrangente e acessível, e que proporcione ao público bons momentos e recordações no ambiente descontraído e de férias característico do Algarve.