15 de janeiro de 2008

Gene Krupa, o primeiro astro da bateria

GeneKrupa4.jpg

Se fosse vivo, Gene Krupa completaria hoje 99 anos, ele que foi o primeiro grande baterista a tornar-se famoso e uma das vedetas dos tempos aureos do swing e das big bands que então pululavam pelos EUA. Graças a ele, o solo de bateria passou a ter honras de palco.

O caminho para a fama iniciou-se quando em 1934 passou a integrar a orquestra de Benny Goodman (então denominado o rei do swing) e consolidou-se em 1937, com a gravação do êxito que foi o tema "Sing, sing, sing").

"Sing, sing, sing" (1937)



Krupa estava, porém, a tornar-se demasiado conhecido e a popularidade que atingiu um ano depois no célebre concerto da orquestra de Goodman no Carnegie Hall (espectáculo recriado no filme sobre a vida de Goodman) ditaria a sua partida desta formação, por incompatibilidade com o clarinetista.



Foi neste contexto que o baterista formou a sua própria orquestra, por onde passaram músicos como Vido Musso, Milt Raskin, Floyd O'Brien, Sam Donahu e Shorty Sherock. Um tema que então fez grande furor foi "Drum Boogie", cantado por Irene Day, que naturalmente também se ouvia em Portugal, nomeadamente no programa Hot Clube, através de Luís Villas-Boas.

"Drum Boogie" (1941)



A sua orquestra conheceu outros grandes êxitos com a entrada em cena de Anita O'Day e Roy Eldridge. Entre estes contam-se "Let Me Off Uptown" (sem dúvida um marco no período do swing), "After You've Gone", "Rockin' Chair" e "Thanks for the Boogie Ride".

"Let Me Off Uptown"



Todo o sucesso de Krupa seria abruptamente travado quando o baterista foi preso em 1943, vítima de uma acusação pouco clara, e a sua orquestra se dissolveu. Em 1944, conseguiu reunir nova big band, a qual se manteria em actividade até 1951, acolhendo inclusivamente as sonoridades do emergente bebop. Daí em diante, Krupa passou a tocar em formações mais pequenas, integrou o célebre Jazz at the Philharmonic, montou uma escola de bateria e encontrou-se pontualmente com Benny Goodman em alguns concertos.

"Sing, Sing, Sing" (1966)



O ano de 1959 trouxe novo reavivar da sua fama, com a estreia do filme "The Gene Krupa Story", mas com a saúde deteriorada, a partir dos anos 60 Krupa foi gradualmente deixando os palcos, vindo a falecer em 1973.

B0001LJCOS.01.LZZZZZZZ.jpg


Site Meter Powered by Blogger