10 de janeiro de 2008

A Fundação Ben Webster

BW_82_419_new.jp
Ben Webster com John Darville (Westphalia, Copenhaga). Fonte.

Ben Webster dispensa grandes apresentações, ele que foi um dos grandes saxofonistas-tenores do Jazz e que ajudou a consolidar a linguagem deste instrumento.

Em 1964 Webster mudou-se dos EUA para a Dinamarca e aí assentou arraiais, falecendo em 1973, na Holanda, vindo a ser sepultado em Copenhaga.

Honrando a ligação a Webster, foi criada nesta país, em 1976, a The Ben Webster Foundation que, entre outras actividades, concede anualmente um prémio de 5000 USD a músicos de jazz norte-americanos e dinamarqueses que se distinguem pela sua competência. A lista de premiados é extensa e lá se incluem, por exemplo, músicos como Ernie Wilkins, Doug Raney, Niels-Henning Ørsted Pedersen, Horace Parlan e Bob Rockwell.

Eis um bom exemplo do que se podia fazer em Portugal com um músico que também ficou ligado ao nosso país. Referimo-nos a Don Byas, que embora não tenha vivido em Portugal, gravou com Amália Rodrigues, através da amizade que mantinha com Luís Villas-Boas, e participou nas primeiras jam-sessions do Hot Clube, ainda nos anos 40. Outro músico que merecia tal distinção era sem dúvida Jean-Pierre Gebler, que tão importante foi para a formação de jazzmen em Portugal, país onde residiu e trabalhou. Talvez não fosse, porém, preciso ir tão longe, já que bastava instituir um prémio em nome do próprio Villas-Boas...

Mas deixemo-nos de utopias e regressemos a Ben Webster (que felizmente para a sua memória, e não só... decidiu emigrar para a Dinamarca e não para Portugal) e vejamo-lo e ouçamo-lo em "Someone to watch over me", acompanhado por NHØP (ctb), Kenny Drew (piano) e Ole Streenberg (bat).



Vejamos mais um vídeoclip de um muito emocionado Webster. O tema é "Old Folks" e o saxofonista é aqui acompanhado pelo pianista Teddy Wilson, numa gravação realizada em Copenhaga, em 1970. Já não há músicos assim, a sentir a música e a expressar-se genuinamente através dela...



Quanto ao espólio de Ben Webster encontra-se depositado no Departamento de Música da University of Southern Denmark, consistindo em 45 discos de 78-rpm, 211 LPs, 12 discos de acetato, 137 fitas e um livro. Existem ainda 1600 slides, 20 filmes, 700 fotografias e papéis privados.


Site Meter Powered by Blogger