12 de janeiro de 2008

"Saint Louis Blues"

William Christopher Handy compôs, por volta de 1914, "Saint Louis Blues, um tema que se tornou ao longo dos anos presente no repertório dos músicos de jazz e que fala do poder de sedução de uma mulher desta cidade norte-americana.

Musicalmente é apenas um blues com 12 compassos, mas a verdade é que foi um grande êxito (de tal forma que quando faleceu, em 1958, Handy arrecadava anualmente 25 000 USD em royalties) e a sua melodia ecoou pelas vozes e instrumentos de músicos como Louis Armstrong e Bessie Smith (que a gravaram em conjunto em 1925), Sidney Bechet, Glenn Miller, Cab Calloway, Benny Goodman, Earl Hines, Art Tatum ou Ella Fitzgerald.

A sua letra é também ela bem simples (NB: esta letra foi modificada por vários intérpretes):

I hate to see that evening sun go down,
I hate to see that evening sun go down,
'Cause my lovin' baby done left this town.

If I feel tomorrow, like I feel today,
If I feel tomorrow, like I feel today,
I'm gonna pack my trunk and make my getaway.

Oh, that St. Louis woman, with her diamond rings,
She pulls my man around by her apron strings.
And if it wasn't for powder and her store-bought hair,
Oh, that man of mine wouldn't go nowhere.

I got those St. Louis blues, just as blue as I can be,
Oh, my man's got a heart like a rock cast in the sea,
Or else he wouldn't have gone so far from me.

I love my man like a schoolboy loves his pie,
Like a Kentucky colonel loves his rocker and rye
I'll love my man until the day I die, Lord, Lord.

I got the St. Louis blues, just as blue as I can be, Lord, Lord!
That man's got a heart like a rock cast in the sea,
Or else he wouldn't have gone so far from me.

I got those St. Louis blues, I got the blues, I got the blues, I got the blues,
My man's got a heart like a rock cast in the sea,
Or else he wouldn't have gone so far from me, Lord, Lord!

Vejamos e ouçamos algumas interpretações bem diferentes deste mesmo tema, a começar pela do filme homónimo realizado em 1929 por Dudley Murphy. A estrela é a "imperatriz dos blues", Bessie Smith, que foi convidada pelo próprio Handy para entrar neste filme, atendendo nomeadamente ao êxito que alcançara em 1925 com "Saint Louis Blues".



Sidney Bechet (1952)



Benny Goodman (1959)



Dave Brubeck (1961)



Joe Turner (196?)



Ella Fitzgerald & Count Basie Orchestra (1979)



Peter Cincotti (2004)



E, para terminar, uma extraordinária versão por Nat King Cole.


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