11 de janeiro de 2008

Jazz em DVD: Roy Eldridge

royeldridge.jpg

Acaba de sair mais um volume da colecção Jazz em DVD.

A presente edição apresenta um concerto de Roy Eldridge no Festival de Jazz de Montreux, realizado em Julho de 1977.

Se Eldridge - trompetista lendário que Elmer Snowden apelidou de "Little Jazz" (dada a sua pequena estatura) e Norman Granz considerava o digno representante do Jazz - é por si só um factor de interesse neste DVD, a presença de Oscar Peterson, Niels Pedersen e Bobby Durham vem adensá-lo ainda mais.

Aos 66 anos, Eldridge mantém ainda aqui bem presentes algumas das qualidades que fizeram dele um dos mais conceituados improvisadores do período do swing e que o levaram a tocar com músicos como Billie Holiday, Gene Krupa, Anita O'Day, Count Basie, Dizzy Gillespie, Coleman Hawkins, Ella Fitzgerald... um autêntico quem é quem do jazz.

Este DVD é, pois, um tratado de swing e um documento hsitórico em que a alegria dos músicos em palco, sobretudo visível em Eldridge e Peterson, é constante, algo que infelizmente parece ter-se perdido nas novas gerações.

Eldridge começa a mostrar verdadeiramente as suas "garras" no segundo tema do concerto, um blues, tornando-se visíveis os seus característicos agudos e vibrato, o que obviamente incendeia o piano de Peterson e contagia a secção rítmica. O melhor momento atinge-se, porventura, no clássico "Perdido", onde tanto Eldridge como Peterson se destacam com bons solos. Quanto a Peterson, é notável como este músico faz com que pareça simples e descontraído improvisar no piano ao mais alto nível e com o virtuosismo técnico que sempre o caracterizou.

Temas:

"Between the devil and the deep blue sea"
"Blues"
"I surrender, Dear"
"Dale's wall"
"Perdido"
"Bye, bye blackbird"

Este DVD encontra-se disponível por apenas € 9,99 (mais portes de envio) exclusivamente através do nº de telefone 219 265 510 ou, eventualmente, num quiosque perto de si.


Site Meter Powered by Blogger