30 de julho de 2008

Maria Anadon antecipa novo álbum em concerto em Cascais

DSCN000114.jpg

No próximo dia 2 de Agosto, pelas 21h30, Maria Anadon sobe ao palco do Centro Cultural de Cascais, para um concerto único onde a voz quente e sensual do jazz vai levantar o véu do seu próximo álbum de standards, Smile, a editar em Setembro. A entrada é livre e está sujeita à lotação da sala.

O concerto de Maria Anadon e o seu quarteto - composto pelos músicos Alexandre Diniz (piano), Massimo Cavalli (contrabaixo), Toni Pinto (guitarra) e Carlos Miguel (bateria) - insere-se no programa das “Comemorações de 80 Anos de Jazz em Cascais”, comissariadas por João Moreira dos Santos e Maria Viana.

Além de uma série de clássicos do Great American Songbook inseridos no seu repertório habitual, Maria Anadon vai interpretar, pela primeira vez em Portugal, temas do seu novo álbum, a ser lançado em Setembro. No alinhamento do trabalho, além do tema título (uma homenagem a Charlie Chaplin), encontram-se preciosidades como “A Sleeping Bee”, com letra de Truman Capote; uma versão completamente transfigurada do clássico “My Favorite Things”, do filme Música no Coração); e um inédito do mestre norte-americano Stanley Key, “Nothing”.

«Não posso estar mais satisfeita e ansiosa por este concerto, já que vou estrear, em palcos nacionais, temas do meu próximo álbum, que gravei nos EUA com as Five Play. Acredito que quem tiver tempo e interesse de ir ver-nos a Cascais sairá com a boa disposição estampada no rosto, porque as novidades são muitas e o alinhamento está cheio de swing. A minha aposta é mesmo essa: na estreia portuguesa do meu álbum “Smile”, quero que as pessoas tenham razões de sobra para sair deste concerto com um enorme sorriso nos lábios», adianta a cantora.

Mais tarde, literalmente round midnight, Maria Anadon, Massimo Cavalli e Alexandre Diniz “migram” da Cidadela de Cascais até à Casa da Guia, para um showcase no espaço ‘Vinhos à Solta no Dão’, um wine-bar onde o Jazz marca presença ao vivo.

29 de julho de 2008

Maria Anadon nos 80 anos de Jazz em Cascais

Anadon.jpg

Maria Anadon actua no próximo Sábado, 2 de Agosto, no Centro Cultural de Cascais no âmbito do ciclo de comemorações dos 80 anos de Jazz neste Concelho. O concerto é de entrada livre e tem início às 21h30.

Foi em 1995 que Maria Anadon resolveu encarar definitivamente uma pergunta que lhe faziam constantemente. Em “Why Jazz?”, um álbum em que foi acompanhada pelo quarteto feminino norte-americano Unpredictable Nature, respondia na contra-capa: “That’s Why!”. A ideia de gravar só com mulheres surgiu da participação da cantora no Festival Guimarães Jazz, em 1994, subordinado ao tema “A mulher no jazz”. O álbum é inteiramente em inglês, e foi contemplado pelo Ministério da Cultura com Manifesto de Interesse Cultural – uma distinção que viria a tornar-se recorrente em todos os seus trabalhos.

Depois do seu disco de estreia, apenas três anos bastaram para que surgisse “Cem Anos do Cinema Português”, o seu segundo álbum, onde Anadon se propôs trilhar novos caminhos musicais, sem no entanto perder de vista a sua formação jazzística. Em “Cem Anos…”, Maria Anadon traçou um regresso ao tradicionalismo português, na devolução à contemporaneidade de temas que serviram de banda sonora à época dourada do cinema luso, onde interpretou nomes como António Pinho Vargas, Carlos Paredes, Manuel Jorge Veloso e Tomás Pimentel.

Maria Anadon continuaria a explorar a musicalidade portuguesa em “Viagem de um Som” (2003), um álbum com a colaboração do compositor e violoncelista italiano Davide Zaccaria, num conjunto que surgia sob a máscara “Terra d’Água”, onde trabalhou com outros grandes da música portuguesa, como Paulo de Carvalho e Jorge Fernando.

A sua incursão pela cultura nacional, assim como o desejo de fazer uma abordagem sui generis ao jazz, levou ainda Maria Anadon a Itália, a convite do pianista italiano Arrigo Cappelletti, para “Cantar Poetas Portugueses”, usando poemas de Sofia de Mello Breyner, Eugénio de Andrade, Fernando Pessoa e até mesmo Camilo Pessanha para dar uma nova sonoridade ao seu jazz.

Escolhe 2006 para regressar à forma tradicional do Jazz, e também ao país onde nasceu este estilo musical: “A Jazzy Way”, gravado e editado nos Estados Unidos com o selo da prestigiada editora “Arbors”, marca também a reunião de Maria Anadon com o “exclusivamente feminino”, através do reencontro com as Five Play e a sua líder, Sherrie Maricle, com quem Maria Anadon já havia trabalhado no seu álbum de estreia.

Em 2007, Maria Anadon recuperou a sua participação no projecto “Terra d’Água”, desta feita em “Terra do Zeca”, um álbum de tributo a José Afonso, onde dá voz aos temas “A Morte saiu à rua” e “Era um redondo vocábulo”. Desde Abril do ano passado, tem repartido a sua carreira entre o Jazz a solo e os vários espectáculos ao vivo do projecto “Terra do Zeca”.

26 de julho de 2008

Louis Armstrong e Danny Kaye

51ytfGzH75L._SS500_.jpg

Em 1959, Louis Armstrong e Danny Kaye uniram os seus talentos vocais no filme The Five Pennies.

Um dos temas marcantes deste musical é o clássico "When the saints go marching in" e o que de curioso (e único) se passou na interpretação deste tema pode ser recordado no seguinte vídeo.

Johnny Griffin: 1928/2008

jg_1_g.jpg&usg=

Morreu ontem o saxofonista Johnny Griffin, um dos últimos grandes nomes vivos do Jazz. Griffin contava 80 anos e vivia há 20 no centro da França, em Mauprevoir.

Conhecido como "O pequeno gigante", tocou, entre outros, com Lionel Hampton, os Jazz Messengers de Art Blakey, Nat Adderley, Thelonious Monk e John Coltrane.

Em Portugal, actuou por diversas vezes, a primeira das quais no Cascais Jazz de 1977.










Lisbon Jazz Summer School

Chega hoje ao fim a Lisbon Jazz Summer School, uma iniciativa pedagógica do CCB que trouxe até nós músicos de topo para partilharem com os músicos portugueses os seus amplos conhecimentos na área do jazz e da música improvisada.

25 de julho de 2008

ECM celebra 40.º aniversário com 40 reedições

51hZ7Aa55%2BL._SS500_.jpg

A editora alemã ECM celebra em 2009 o seu 40.º aniversário, reenditando para o efeito 40 dos melhores registos do seu catálogo de mais de 1000 discos.

As reedições começam a sair já este ano.

Agosto

John Abercrombie/Ralph Towner—Sargasso Sea
Bass Desires—Bass Desires
Paul Bley—Open, To Love
Gary Burton with Pat Metheny—Dreams So Real
Chick Corea/Miroslav Vitous/Roy Haynes—Trio Music, Live In Europe
Jack DeJohnette—Special Edition
The Bill Frisell Band—Lookout For Hope
Dave Holland Quartet—Extensions
Keith Jarrett—Facing You
Keith Jarrett/Gary Peacock/Jack DeJohnette—Standards Live
Pat Metheny Group—American Garage
Oregon—Oregon
John Surman—Private City
Ralph Towner—Solstice
Kenny Wheeler—Gnu High

Setembro

John Abercrombie/Dave Holland/Jack DeJohnette—Gateway
Bass Desires—Second Sight
Chick Corea—Children’s Songs
Bill Frisell—Rambler
Jan Garbarek—I Took Up the Runes
Keith Jarrett/Gary Peacock/Jack DeJohnette—Bye Bye Blackbird
Charles Lloyd—The Call
Pat Metheny—New Chautauqua
Paul Motian—Conception Vessel
Enrico Rava—The Pilgrim and the Stars
Shankar—Song For Everyone
Tomasz Stanko—Balladyna
Ralph Towner—Batik
Collin Walcott—Cloud Dance
Norma Winstone—Somewhere Called Home

Outubro

John Abercrombie—Animato
Art Ensemble of Chicago—Full Force
Lester Bowie—The Great Pretender
Anouar Brahem—Conte de l'incroyable amour
Egberto Gismonti/Nana Vasconcelos—Duas Vozes
Jon Hassel—Power Spot
Pat Metheny Group—First Circle
Oregon—Ecotopia
Terje Rypdal/Miroslav Vitous/Jack DeJohnette—Rypdal-Vitous-DeJohnette
Dino Saluzzi—Kultrum

24 de julho de 2008

Return to Forever: o regresso à vida

lennywhite.jpg

Os Return to Forever são sem dúvida o grupo do momento, tendo tido honras de capa nas principais revistas de Jazz a nível mundial.

Criado em 1971 por Chick Corea, Stanley Clarke, Joe Farrell, Airto Moreira e Flora Purim, este foi assumidamente um projecto de fusão do jazz com o rock e surgiu no contexto das experiências de Miles Davis em discos como Bitches Brew e de bandas como os Weather Report (1970) e the Mahavishnu Orchestra (1971).

Depois de várias mudanças na formação do grupo, em 1974 os Return to Forever chegaram à sua composição mais emblemática e bem sucedida, com Corea, Clarke, Al di Meola e Lenny White. O grupo terminou, contudo, a sua carreira em 1978/79, tendo-se apenas reunido em 1983.

Em 2008, os Return to Forever reuniram-se novamente para uma digressão a nível mundial e para celebrar este acontecimento a editora Concord acaba de lançar uma antologia deste grupo, um CD duplo que reúne o melhor de quatro discos fundamentais da sua carreira: Hymn of the Seventh Galaxy, Where Have I Known You Before, No Mystery e Romantic Warrior.

61WaeyilIXL._SS500_.jpg

É, pois, com este pretexto que aqui apresentamos hoje alguns vídeos de uma das mais emblemáticas bandas de fusão do Século XX.





"The Romantic Warrior 1976"



"Duel of the Jester and The Tyrant"

22 de julho de 2008

Festival de Jazz de Monterey lança novos títulos

A associação entre o Festival de Jazz de Monterey e a editora Concord produz em Agosto novos frutos sob a forma de mais seis edições discográficas de concertos gravados neste importante evento jazzístico.

51UvzmuMZgL._SS500_.jpg

51X45wHy7fL._SS500_.jpg

517ABhZdCLL._SS500_.jpg

51X5OrgP-XL._SS500_.jpg

51vqa3vnQBL._SS500_.jpg

41Ytuf-X5uL._SS500_.jpg

Concord amplia colecção de Orrin Keepnews

A editora Concord lançou recentemente a quinta série de reedições de discos produzidos por Orrin Keepnews, numa selecção de trabalhos discográficos compreendidos entre 1957 e 1976.


51hyB%2BgPyiL._SS500_.jpg

51PpkQq3eIL._SS500_.jpg

51upBzDaLKL._SS500_.jpg

51Qg3c0mLiL._SS500_.jpg

51R0QTD4QAL._SS500_.jpg

Hot Clube em Julho e Agosto

HotclubeJulhoAgosto2008-1.jpg

Ornette Coleman em Portugal em Novembro

oc_as_OG-705188.jpg

Lisboa e Porto vão ter mais uma oportunidade de ver e ouvir o histórico Ornette Coleman, músico que em Novembro próximo actua na Aula Magna (5) e no Coliseu do Porto (7).

Estes concertos sucedem à actuação de Coleman há um ano no Jazz em Agosto.

Trio mágico: Corea, Clarke e White

Hoje propomos o visionamento de um tema ("500 miles high") interpretado em 1982 por um trio mágico. São eles Chick Corea, Stanley Clarke e Lenny White.

21 de julho de 2008

JAZZ em DVD chega ao fim

Com a publicação dos últimos três volumes de um total de 41, chega agora ao fim a colecção Jazz em DVD, da Planeta DeAgostini, edição que JNPDI! tem acompanhado desde o início.

E para o final ficaram três concertos que estão bem longe de se poderem considerar de menor importância.

countbasie.jpg

De facto, o DVD que apresenta o concerto que Count Basie liderou no Festival de Jazz de Montreux de 1975 é mesmo um dos melhores desta colecção pois capta realmente o espírito de uma jam-session realizada por grandes nomes do jazz. Entre estes contam-se tão só Milt Jackson, Roy Eldridge e Johnny Griffin, sem esquecer NHOP e Louis Bellson.

E ao contrário do que sucedeu noutros registos, Roy Eldridge, por exemplo, encontrava-se neste concerto em boa forma (o que nem sempre sucedeu no ocaso da sua carreira), sendo capaz de injectar na banda um enorme swing.

De resto, este DVD apresenta um verdadeiro "all stars", o que por si só é uma garantia de qualidade e interesse, sendo que Milt Jackson e também o saxofonista Johnny Griffin foram em grande parte responsáveis pelo contagiante swing que se gerou em palco.

georgebenson.jpg

O penúltimo DVD desta colecção apresenta um concerto que o guitarrista e cantor George Benson realizou em Belfast, em 2000, por ocasião do lançamento do CD Absolute Benson.

Este é um registo que integra standards clássicos, como "All of Me" e "I only have eyes for you", originais do próprio Benson (onde não faltam, claro, o clássico 'hit' "On Broadway" e "Never give up on a good thing"), temas compostos por Stevie Wonder "Lately", Donny Hathaway "The Ghetto" e o pianista que o acompanha, Joe Sample.

O DVD abre com dois temas em que Benson é acompanhado pela big band da BBC, mas é com o seu próprio grupo que o guitarrista e cantor alcança os momentos mais interessantes deste concerto, com destaque para as versões instrumentais de "Beyond the sea" e Whipping the Hop".




manhattantransfer.jpg

A colecção terminou oficialmente com um DVD de uma das mais importantes bandas vocais do jazz e que recentemente actuou no Allgarve Jazz. Referimo-nos, obviamente, aos The Manhattan Transfer.

Em 1986, os quatro vocalistas deram um concerto em Tóquio na sequência do disco Vocalese (lançado em 1985 e considerado um dos mais marcantes da sua carreira) e é precisamente esse evento que este DVD apresenta.

O referido disco foi construído em torno das letras de Jon Hendricks, nomeadamente de temas como "That's Killer Joe", "Rambo", "Ray's Rockhouse" e "Sing Joy Spring", canções que surgem obviamente neste DVD, assim como o verdadeiro hino desta banda, o inconfundível "Birdland", um original dos Weather Report.



Estes três DVD encontram-se disponíveis por apenas € 9,99 cada (mais portes de envio) exclusivamente através do nº de telefone 219 265 510 ou, eventualmente, num quiosque perto de si.

16 de julho de 2008

Allgarve Jazz em fotos

Art_Jazz-pst_Port_105x150.jpg

Terminada que está a primeira edição do Allgarve Jazz, JNPDI! apresenta hoje uma retrospectiva fotográfica do que foi este Festival, recorrendo exclusivamente às imagens captadas pela objectiva de Telma Veríssimo.

Lucky Peterson
Portimão, 4 Julho

LuckyPeterson_2.jpg

LuckyPeterson_1.jpg

LuckyPeterson_3.jpg

LuckyPeterson_4.jpg

LuckyPeterson_7.jpg


Herbie Hancock
Loulé, 5 Julho

HerbieHancock_5.jpg

HerbieHancock_1.jpg

HerbieHancock_2.jpg

HerbieHancock_3.jpg

HerbieHancock_4.jpg

HerbieHancock_6.jpg


Maria João e Mário Laginha
Sagres, 6 Julho

JooeLaginha_5.jpg

JooeLaginha_3.jpg

JooeLaginha_1.jpg

JooeLaginha_7.jpg

JooeLaginha_6.jpg

JooeLaginha_4.jpg

JooeLaginha_2.jpg


Dee Dee Bridgewater
Albufeira, 11 Julho

DeeDeeBridgewater_1.jpg

DeeDeeBridgewater_2.jpg

DeeDeeBridgewater_3.jpg

DeeDeeBridgewater_6.jpg

DeeDeeBridgewater_4.jpg


The Manhattan Transfer
Portimão, 12 Julho

ManhattanTransfer_8.jpg

ManhattanTransfer_6.jpg

ManhattanTransfer_1.jpg

ManhattanTransfer_4.jpg

ManhattanTransfer_5.jpg

ManhattanTransfer_2.jpg


Freddy Cole
Lagoa, 13 Julho

FreddyCole_5.jpg

FreddyCole_7.jpg

FreddyCole_3.jpg

FreddyCole_4.jpg

FreddyCole_2.jpg

FreddyCole_1.jpg


Site Meter Powered by Blogger