Parabéns, John ScofieldJohn Scofield, guitarrista que dispensa grandes apresentações, completa hoje 56 anos, ocasião para revisitar a sua música através de alguns vídeos do YouTube.
Conheci Scofield através dos programas radiofónicos de Rui Neves na RFM (se não me engano), nos anos 80, escassos anos após este músico ter deixado a banda de Miles Davis, com quem tocou entre 1982 e 1985. A guitarra de Scofield era assumidamente de fusão e com raízes tanto no jazz como no rock, usando efeitos (nomeadamente a distorsão) que lhe davam uma sonoridade acentuadamente eléctrica e "acutilante".
Nascido em 1951, a 26 de Dezembro, Scofield é actualmente um dos grandes nomes da guitarra Jazz/Fusão, ao lado de Pat Metheny, Bill Frisell e John Abercrombie.
A sua carreira iniciou-se ao lado de gigantes do Jazz, como sejam Gerry Mulligan e Chet Baker, tendo ainda integrado a banda de Billy Cobham e George Duke. O primeiro ponto alto da sua carreira foi porventura o encontro em disco com Charles Mingus, a que se sucederiam parcerias com Gary Burton e Dave Liebman. O segundo ponto alto foi claramente a associação a Miles Davis nos anos 80.
A partir de 1985, Scofield lançou-se a solo com maior empenho, além de integrar o lendário grupo Bass Desires, gravando para a Blue Note e Gramavision e contando com a colaboração de músicos como Charlie Haden, Jack DeJohnette e Joe Lovano.
Entre os músicos com quem tocou e gravou ao longo da sua carreira contam-se Tony Williams, Jim Hall, Ron Carter, Herbie Hancock, Joe Henderson, Dave Holland e Terumasa Hino.
Vejamos, pois, alguns vídeos que ilustram a música deste guitarrista que ainda há pouco tempo se exibiu em Guimarães.
Comecemos por vê-lo com Miles Davis, em concerto gravado em Montreal, em 1985.
Num vídeo de formação do grande e inovador Jaco Pastorius (baixo eléctrico), juntamente com Adam Nussbaum (bateria). O temá e "The Chicken".
"Blue Matter", do album homónimo, de 1986.
Com Joe Lovano.
Nos anos 90, Scofield gravou com Pat Metheny o disco
I Can See Your House From Here. Aqui fica o vídeo da respectiva digressão.
Em 2002, com outro grande guitarrista, o inconfundível Pat Martino.
Este é um vídeo mais recente e documenta uma actuação do trio de Scofield no clube Blue Note de Nova Iorque, em 2004. Acompanham-no Steve Swallow (baixo) e Bill Stewart (bateria.
Vejamos agora Scofield num contexto completamente diferente e sem "rede", ou seja, a tocar um Blues numa loja de música nos EUA, usando uma guitarra Telecaster.