19 de fevereiro de 2011

Josephine Baker no «Expresso» de hoje

O jornal «Expresso» de hoje, através do suplemento de cultura Atual, dedica grande destaque às comemorações do 70.º aniversário da estreia artística de Josephine Baker em Portugal.

Este destaque é, sem dúvida, um bom indicador da popularidade e actualidade que Josephine Baker continua a ter entre nós e de como também por isso faz sentido homenagear esta grande artista e humanista.


img064.jpgg

18 de fevereiro de 2011

À Conversa sobre Jazz, Sábado

JMSCP.jpg

Amanhã, Sábado, 19 Fevereiro, às 16h00, o Maestro Jorge Costa Pinto e João Moreira dos Santos encontram-se para conversar sobre a história do Jazz no mundo e em Portugal.

O evento é multimedia, tem entrada livre e decorre na Escola de Música Costa Pinto, localizada no Restelo, na Rua Tristão Vaz, 20-D-E, em Lisboa.

15 de fevereiro de 2011

George Shearing: Menos uma estrela no firmamento do Jazz

Morreu ontem de madrugada, de paragem cardíaca, o histórico e influente pianista George Shearing.

O músico contava 91 anos e estava afastado há muito dos palcos. Em Portugal, actuou pela última vez em Julho de 1995, no âmbito do Estoril Jazz.

Ao longo da sua vida, Sir George Shearing (foi nomeado pela Rainha de Inglaterra em 2006) compôs mais de 300 canções, incluindo o standard "Lullaby of Birdland". O seu quinteto foi inovador, congregando o piano, vibrafone, guitarra, baixo e bateria, e ficou como verdadeira imagem de marca do seu som e contributo para o Jazz.


9 de fevereiro de 2011

Josephine Baker em Portugal

CapaFB.jpg

O novo livro de João Moreira dos Santos, Josephine Baker em Portugal, é lançado dia 11 de Março, no Teatro da Trindade, às 18h30.

7 de fevereiro de 2011

ROTEIRO DO JAZZ NO JORNAL SOL

RoteirodoJazzcapa.jpg

O jornal Sol publicou na sua edição da passada sexta-feira, 4 de Fevereiro, um artigo alongado sobre a mais recente edição do Roteiro do Jazz, realizada em Setembro de 2010. A reportagem é o destaque e capa do suplemento Essencial e é subscrita por Aisha Rahim, com fotos de Sara Matos e imagens de arquivo da colecção de João Moreira dos Santos e Augusto Mayer.

Sol4Fev2011.jpg
RoteirodoJazzb.jpg
RoteirodoJazzc.jpg

3 de fevereiro de 2011

Dose Dupla de Jazz a partir de hoje no CCB

DOSEDUPLAFEV2011.jpg

O ciclo de concertos DOSE DUPLA arranca hoje, quinta-feira 3, no CCB, sempre às 22h00 e sempre com entrada gratuita, prolongando-se até final de Março.O primeiro duo de 2011 é o do virtuoso acordeonista João Frade e do pianista Peter Schon.

FEVEREIRO

JOÃO FRADE & PETER SCHON
3 DE FEVEREIRO

Este é seguramente um duo invulgar e marca também a estreia de um acordeonista no DOSE DUPLA, instrumento representado por João Frade, músico algarvio que alcançou em 2002 uma proeza nunca antes alcançada a nível mundial ao vencer, sucessivamente, o Troféu Mundial de Acordeão, o Concurso Internacional de Castelfidardo e a Coupe Mondiale… Frade e Peter Schon – reputado pianista, compositor e produtor holandês – conheceram-se há cerca de quatro anos e o ansiado encontro em palco dá-se agora e numa atmosfera de muitas descobertas por parte do público e por parte destes dois músicos que se propõem visitar as várias épocas do Jazz, passando por algumas incursões na música portuguesa e na música do mundo, mas sempre sem perder, claro, o tempero jazzístico!


PAULA SOUSA & DEMIAN CABAUD
10 DE FEVEREIRO

A somar ao seu percurso na música portuguesa nos anos 80/90 (Ban, Repórter Estrábico e Três Tristes Tigres), Paula Sousa vem conquistando de forma consistente um lugar de destaque no panorama do Jazz nacional e internacional, tendo visto algumas das suas composições gravadas por nomes como o saxofonista norte-americano Greg Osby. A sua carreira no Jazz teve um impulso definitivo quando em 2002 vendeu a sua casa do Porto e rumou a Boston para estudar na prestigiada Berklee School of Music… Desde então já gravou dois álbuns e tem tocado regularmente nos principais festivais nacionais e não só… Neste seu concerto no DOSE DUPLA apresenta-se com o contrabaixista Demian Cabaud, músico natural da Argentina, mas radicado em Portugal.


PAULO BARROS & ADRIANA MIKI
17 DE FEVEREIRO

Fruto de uma amizade e de uma cumplicidade musical de seis anos, a cantora brasileira Adriana Miki e o pianista português Paulo Barros juntam-se neste duo para partilhar interpretações e vivências comuns. Fundindo toda a sua bagagem musical e cultural na forma de uma interpretação bem pessoal, apresentam um repertório diverso composto por temas originais e canções do amplo universo do Jazz e da Bossa-Nova.


JOÃO MALÓ & ANDREA POZZA
24 DE FEVEREIRO

A ideia de juntar estes dois músicos em palco surgiu exclusivamente da produção do DOSE DUPLA, fruto da sua cumplicidade na abordagem ao Jazz, a qual se processa de forma suave e lírica. Piano e guitarra têm uma história de amor complicada e só músicos muito "especiais" conseguem fazer conviver os dois instrumentos. Tal é o caso de Maló, que para além de solista é um extraordinário guitarrista ritmo, e de Andrea Pozza, um consagrado pianista italiano que se notabilizou ao lado de músicos como Chet Baker, Phil Woods e Enrico Rava.





Site Meter Powered by Blogger