
Se quer conhecer os primórdios do Jazz em Lisboa, saiba que está marcada para 15 de Outubro próximo (Sábado) a 7.ª edição do Roteiro do Jazz na Lisboa dos Anos 20/50, um passeio pedonal que percorre cerca de 25 espaços da capital onde decorreram as grandes manifestações jazzísticas entre os anos 20 e 50, visitando teatros, clubes, cafés e antigas lojas de discos.
Com início no Teatro da Trindade (onde se realizaram nos anos 20 os primeiros concertos de Jazz na capital), o Roteiro cruza-se com as actividades de espionagem realizadas por Josephine Baker, nos anos 40, passa pelo restaurante onde a Vénus negra almoçou em 1939, visita clubes emblemáticos e plenos de mistério, como o Bristol e o Maxim, relembra o histórico café Chave D’Ouro e os concertos de Sidney Bechet e Don Byas, e termina junto da 1.ª e 3ª sedes do Hot Clube de Portugal – fundado há 60 anos por Luís Villas-Boas.
O Roteiro do Jazz é guiado por João Moreira dos Santos, historiador do Jazz em Portugal, autor dos livros Jazz em Cascais: Uma História de 80 Anos, O Jazz Segundo Villas-Boas, Duarte Mendonça: 30 anos de Jazz em Portugal, co-autor de Jazz na Terceira: 80 Anos de História, fundador do blogue Jazz no País do Improviso, autor de artigos de fundo sobre a história do Jazz para o jornal Expresso e a revista Blitz, colaborador do site norte-americano AllAboutJazz e antigo crítico de jazz do jornal A Capital (1995/99) e das revistas O Papel do Jazz (1997) e All Jazz (2001/2004).
10h00 - ENCONTRO
1 - Teatro da Trindade (10h00: ponto de encontro)
2 – Livraria Barateira
3 - Restaurante "Primavera do Jerónimo"
4 - Teatro São Luiz
5 - Teatro São Carlos
6 - Discoteca Columbia
7 - Casa Valentim de Carvalho
8 – Custódio Cardoso Pereira
9 - Café Chave D'Ouro
10 - Teatro Nacional D. Maria II
11 - Casa Odeon
12 - Bristol Club
13 - Clube Majestic/Monumental
13h00 - ALMOÇO (livre)
1 – Arcádia
2 - Coliseu
3 - Olympia
4 - Condes
5 - Eden
6 - Salão Foz
7 - Clube Maxim's
8 - Clube Bal Tabarin Montanha
9 - Clube Alhambra (referência)
10 - Discostudio
11 - CUJ - Clube Universitário de Jazz
12 - Hot Clube de Portugal (1.ª e 3.ª e actual sede)
18h00 - FIM DO ROTEIRO
O custo por cada participante é de 25 blue notes (não inclui refeições). O pagamento pode ser feito na altura, desde que confirmada a inscrição.
As inscrições são feitas através do email: joaomoreirasantos@gmail.com
Roteiro do Jazz: História & Memória
O Roteiro do Jazz na Lisboa dos Anos 20/50 teve a sua primeira edição em Junho de 2005, numa organização conjunta de João Moreira dos Santos/JNPDI! e do Centro Nacional de Cultura, na qual participaram cerca de 40 pessoas.

Guilherme d'Oliveira Martins, Presidente do CNC, no I Roteiro do Jazz em Lisboa

Bernardo Moreira, Presidente do Hot Clube, no I Roteiro do Jazz em Lisboa
Seguiram-se uma segunda e terceira edição em Junho e Setembro de 2007, esta última organizada para o Clube dos "Entas", entidade que promove igualmente a edição de 2008, estando ainda prevista uma edição exclusiva para os sócios do grupo desportivo e cultural de uma entidade bancária de referência.

Maria Viana encantou no II Roteiro do Jazz em Lisboa

III Roteiro do Jazz em Lisboa: à porta do Bristol Clube, originalmente decorado por Almada Negreiros, palco do Charleston e de um assassínio nos anos 20
A segunda edição foi, porventura, a mais especial e que mais saudades deixou, pois contou com a participação de convidados muitos especiais - Paulo Gil, António José de Barros Veloso e Maria Viana - que proporcionaram momentos únicos a nível musical, felizmente registados em vídeo.