XV Galp Jazz
Está aí à porta o XV festival Galp Jazz e «Jazz no País do Improviso!» tem 3 entradas duplas para oferecer aos 3 leitores que primeiro deixem aqui um post com a frase: «XV Galp Jazz, eu estou lá!».
O concerto é já no próximo dia 11 de Dezembro, no CCB e conta com o Sexteto de Jazz da ESMAE (1.ª parte) e o inédito dueto composto por Mulgrew Miller e Steve Nelson.
SEXTETO ESMAE
Este grupo, composto por alunos que frequentam o curso de Jazz na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo - Porto), há dois anos que tem representado a Escola em diversos eventos, traduzindo o reflexo do trabalho que se vem desenvolvendo no único curso de Jazz de nível superior existente em Portugal.
O seu repertório é constituído por standards do jazz e do "American Song Book" e por temas originais dos alunos. Foi o vencedor do I Concurso Nacional de Escolas de Jazz, realizado no âmbito da 2ª Festa do Jazz no Teatro S. Luís, que teve lugar em Lisboa, em Abril do ano em curso.
MULGREW MILLER E STEVE NELSON
Mulgrew Miller e Steve Nelson são dois expoentes do jazz contemporâneo, respectivamente no piano e no vibrafone, e têm encontro marcado neste Galp Jazz para a partilha de timbres, ritmos e improvisos musicais.
Mulgrew Miller
Mulgrew Miller é um dos pianistas mais requisitados no meio jazzístico de Nova Iorque e tem vindo a estabelecer-se como um dos mais cotados a nível internacional, sendo-lhe creditadas influências de pianistas como McCoy Tyner e Wynton Kelly.
Nascido no Estado do Mississipi, em 1955, Miller iniciou a aprendizagem do piano aos seis anos de idade e ficou definitivamente marcado pela música de Oscar Peterson, que o fez desejar ser pianista de jazz e passou a adoptar como referência.
Com os professores certos, onde se incluem o recentemente falecido James Williams e Donald Brown, Miller foi orientado para a audição dos melhores jazzmen e acabou a tocar em algumas das formações e escolas mais importantes do jazz: a orquestra de Duke Ellington, então dirigida por Mercer Ellington, os Jazz Messengers, de Art Blakey, o quinteto de Woody Shaw e o grupo da cantora Betty Carter.
Não deixa de ser notável que Mulgrew Miller, que tem gravado com todos os grandes nomes do jazz, seja o segundo pianista presente em maior número de discos (400!), sendo ultrapassado apenas por Kenny Barron... Como líder, o seu primeiro registo data de 1985.
Steve Nelson
A actividade profissional de Steve Nelson teve início por volta dos 20 anos e logo com um dos grandes nomes da guitarra jazz, o lendário Grant Green...
Nascido em 1954, em Pittsburgh, Nelson cedo se mudou para Nova Iorque e aí começou a gravar com músicos como James Spaulding (1976), e Kenny Barron (1980). Depois de concluídos os estudos na Rutgers University, o vibrafonista gravou com Bobby Watson (1983), tendo posteriormente começado a tocar com músicos como Mulgrew Miller, Ray Drummond, Donald Brown e Geoff Keezer.
Entre 1994 e 1997, Steve Nelson fez parte do quarteto de Dave Holland e desde este último ano que integra o quinteto e orquestra deste contrabaixista, fazendo igualmente parte do quinteto do lendário pianista George Shearing, o qual actuou no Estoril Jazz em 1995.
Como líder, Nelson gravou o seu primeiro registo discográfico em 1987, «Communications», tendo gravado, como sideman, com Kenny Barron, Mulgrew Miller, Lewis Nash e Jackie McLean, entre outros.
BILHETES:
Preço 5,00 - 25,00
Locais de venda de bilhetes:
Centro Cultural de Belém
Tel: 21 361 24 44
www.ccb.pt
Ticket Line/Reservas: 210036300 - www.ticketline.pt
:Fnac Service- Centro Comercial Vasco da Gama e Atrium Saldanha
Lojas Fnac e Abreu
ABEP
Agência Alvalade- C.C. Alvalade