14 de outubro de 2011

Vijay Iyer Trio hoje na Culturgest

200506_063_depth1.jpg?123844706

Vijay Iyer Trio é uma banda de vanguarda que actualiza o clássico trio de jazz. Iyer ao piano, Marcus Gilmore na bateria e Stephan Crump no contrabaixo, criam uma nova e poderosa música firmemente ancorada no groove e na batida regular e ao mesmo tempo muito interactiva e com uma estrutura rítmica por vezes complexa. Uma música fluentemente improvisada, todavia misteriosamente sincronizada. Emocionalmente envolvente e inovadora no estilo, na textura, na forma.

Influenciada pelos grandes pianistas da história do jazz como Thelonious Monk, Duke Ellington, Andrew Hill e Cecil Taylor, mas também pelas sonoridades clássicas de compositores como Reich, Ligeti, Debussy e Bartók, ou por uma variedade de géneros que abrangem o rock, soul, funk, hip-hop, dub, electrónica ou música africana, ou ainda pela vitalidade rítmica e a subtileza melódica da música indiana de que Iyer é herdeiro.

Howard Reich escreveu, em The Chicago Tribune: “Os três músicos praticamente se transformam num único organismo rítmico… uma das grandes unidades rítmicas actuais”. O New York Times proclamou: “Este é o grande novo trio de piano jazz”.

Historicity, o último CD da banda, editado em 2009 pela ACT, com covers e originais, é um dos mais aclamados álbuns de jazz da década. Foi considerado o melhor do ano, por, entre outros, The New York Times, Los Angeles Times, The Chicago Tribune, National Public Radio, USA, pela votação dos críticos de Jazz Time, Village Voice ou Down Beat. A revista francesa Jazz Magazine concedeu-lhe um Choc.

O Trio esteve no Jazz no Parque, em Serralves, o ano passado. Agora está em Lisboa num concerto imperdível.

Nota: Texto cedido pela Culturgest


Site Meter Powered by Blogger