21 de abril de 2006

Mega Estoril Jazz em 2006

XPQ1FwwXX330FReRRzGEU5ZKU.jpg

Para comemorar a sua XXV edição o Estoril Jazz, que decorre em Cascais de 7 a 16 de Julho, no Auditório Fernando Lopes Graça/Parque Palmela, aposta este ano no programa mais ambicioso de sempre, apresentando 8 concertos e estreando em Portugal quatro músicos de primeiro plano e um projecto inédito, concebido especificamente para este evento.

É assim que no âmbito daquele que é considerado o "mais emblemático festival de jazz português" pisam pela primeira vez palcos nacionais Pat Martino (célebre guitarrista, que vem homenagear a música do virtuoso Wes Montgomery), Delfeayo Marsalis (trombone) e Jason Marsalis (bateria) - ambos irmãos de Wynton e Branford Marsalis - e John Pizzarelli (guitarrista e cantor que é um verdadeiro fenómeno de popularidade nos EUA e na Europa). Também inédita em Portugal é a actuação de Tim Hagans com a Ernie Wilkins Almost Big Band, projecto que presta homenagem a um importante saxofonista e arranjador do Jazz.

A ambição do XXV Estoril Jazz não se fica, porém, por aqui, apresentando ainda um projecto especificamente concebido para o Festival no âmbito dos já clássicos concertos JAPP (Jazz At Palmela Park) - o Quinteto de Gary Smulyan/Jeremy Pelt, que vem interpretar a música de Pepper Adams e Donald Byrd. De assinalar também a presença de Ben Riley Monk Legacy (que recria e revisita a música do histórico e inovador pianista e compositor Thelonious Monk).

Como mais-valia adicional, o "cartaz de excelência" apresenta dois concertos duplos. O primeiro, designado por "Jazz Garden Party", tem lugar a 9 de Julho e apresenta a pianista e cantora Dena DeRose e o seu "trio mágico" (17h00), seguida pelo quarteto de Pat Martino, que actua às 21h30, após o jogo da final da taça do Campeonato do Mundo de Futebol, evento a que os espectadores do Festival poderão assistir através de um ecran gigante. A 15 de Julho sobem ao palco o quarteto de John Pizzarelli e o trio de Kenny Barron, este considerado um dos melhores pianistas de jazz da cena do Jazz norte americano.

Dena DeRose actua ainda no Casino Estoril (11 Julho) e no Hot Club (12).

PROGRAMA COMPLETO em www.projazz.pt

2 Comments:

At terça abr. 25, 09:36:00 da manhã 2006, Anonymous Anónimo said...

É uma óptima notícia saber que o Estoril Jazz mantém-se no Parque Palmela. Lá estarei todas as tardes/noites.

Por acaso sabe onde podemos comprar os bilhetes? Já agora um reparo: o preço dos bilhetes individuais são mutio caros. Como eu compro para todos os espectáculos espero poupar alguns euros.

 
At terça abr. 25, 11:08:00 da manhã 2006, Blogger JMS said...

Ora viva,

Poderá comprar os bilhetes nas FNAC, Ticket Line, Dargil, Livraria Galileu (cascais), mas creio que ainda não estão à venda.

A assinatura parece-me realmente uma opção economicamente interessante.

 

Enviar um comentário

<< Home


Site Meter Powered by Blogger