8 de janeiro de 2010

Moreiras Jazztet: 25 anos na tradição do Jazz

Completam-se em 2010 nada menos do que 25 anos sobre a fundação de um dos grupos de jazz portugueses mais tradicionais: o Moreiras Jazztet.

Formado em 1985 pelos irmãos Pedro (saxofone-tenor), João (trompete), Bernardo (contrabaixo) e Miguel (piano) e por Carlos Vieira (bateria), estreou-se um ano depois no XVI Cascais Jazz, onde actuou a 5 de Julho de 1986.

Em 1987, juntou-se ao grupo o pianista Bernardo Sassetti (primo dos irmãos Moreira), então a iniciar a sua carreira, dividindo-se entre esta formação e o quarteto de Carlos Martins. Quanto a Miguel Moreira, foi-se afastando gradualmente, apostando na sua formação académica em Astrofísica, área profissional em que trabalha desde há largos anos.

Um ano depois, o Moreiras Jazztet teve uma importante participação na RTP, tendo sido convidado para o programa Café Central. É desse evento que apresentamos pela primeira vez três temas aí gravados: "One by One" (composição de Wayne Shorter celebrizada pelos Jazz Messengers), "Whisper Not" (Benny Golson) e "Birk's Works" (Dizzy Gillespie).

Note-se a presença de Bernardo Sassetti na audiência (com um pullover verde) e de António José de Barros Veloso (um verdadeiro mentor deste grupo, juntamente com o pai Bernardo Moreira) e Yvete Centeno. Em "Whisper Not" é de destacar a participação de Bernardo Moreira (pai) no trombone.







Ainda neste ano de 1988, o grupo foi convidado a participar no primeiro CD da cantora Maria Viana, tendo gravado seis temas para Just Friends/Entre Amigos.

img098400x265.jpg

Ao longo da década de 80 e 90, o Moreiras Jazztet realizou inúmeros concertos por todo o país (continente, Açores e Madeira), no âmbito do projecto de itinerância da Secretaria de Estado da Cultura, actuando igualmente nos principais festivais de jazz nacionais. No estrangeiro, a sua sonoridade foi ouvida nos EUA (10.º Festival Internacional de Jazz da Carolina do Norte), Paris, Barcelona, Madrid, Moçambique, África do Sul e Costa do Marfim.

MoreirasJazztet400x233.jpg
Anúncio do concerto de 10/11/1989. Fonte: JMS/JNPDI

Imagem1400x131.jpg
Bilhete do concerto de 2/11/1990. Fonte: JMS/JNPDI

O grupo teve, porém, de lidar com a ausência forçada de João Moreira, que a partir do início da década de 90 se viu obrigado, por razões de saúde, a interromper a sua carreira musical. Por esse motivo, já não participou, em 1990, no programa Zona Jazz, uma produção de Thilo Krassman para o canal 2.




A segunda metade dos anos 90 trouxe o primeiro e único CD, Luandando, editado em 1995 pela Groove/Movieplay. A presença do convidado Freddie Hubbard constituiu um momento histórico, devidamente assinalado nas liner notes de António José de Barros Veloso: "... pela primeira vez, músicos portugueses gravaram com um dos monstros sagrados do Jazz". Além deste notável músico, participou ainda o baterista norte-americano Greg Bandy. João Moreira esteve, pelas razões atrás indicadas, ausente desta gravação, que lhe foi simbolicamente dedicada pelos irmãos.

img320350x345.jpg

A partir de 1996, com ida de Pedro e João Moreira para Nova Iorque, onde estudaram durante alguns anos, a actividade do grupo foi interrompida momentaneamente, sendo retomada no final da década, ainda que minimizada devido aos inúmeros projectos musicais de cada um dos seus membros. Com a saída de Bernardo Sassetti, o piano passou a ser assumido por Rodrigo Gonçalves. Também Carlos Vieira acabaria por abandonar o grupo, sendo substituído por André Sousa Machado.


Site Meter Powered by Blogger