1 de janeiro de 2010

Hot Clube: Terças-feiras do Dr. Jazz ameaçadas pelo incêndio

BarrosVeloso20092.jpg
Foto: Rosa Reis

Há um ano atrás, o jovem jornalista Pedro Gomes realizou para JNPDI uma reportagem sobre as célebres terças-feiras de Barros Veloso no Hot Clube de Portugal, iniciativa que ao longo de 10 anos tem permitido que aquele que foi o primeiro pianista português de jazz moderno conviva com jovens músicos das novas gerações, partilhando conhecimento e experiências em jeito de jam-session.



Esta é uma tradição que está agora ameaçada com o incêndio do prédio do Hot Clube, mas que esperamos regresse em breve no novo espaço que se venha a encontrar para manter a programação regular desta casa da cultura.

BarrosVeloso400x215.jpg
Foto: Luísa Ferreira

Para quem não sabe, António José de Barros Veloso é conhecido por Dr. Jazz (termo cunhado por Villas-Boas) devido à sua actividade profissional como médico, tendo-se notabilizado na medicina interna. É precisamente nesse âmbito que acaba de publicar mais um livro, dando à estampa uma obra única e pioneira sobre a Estância Sanatorial do Caramulo, localidade onde residiu durante a infância justamente por o pai dirigir os serviços laboratoriais deste complexo ímpar no tratamento da tuberculose pulmonar.

Caramulo300x389.jpg

Caramulo: Ascensão e Queda de uma Estância de Tuberculosos é editado pela By The Book e revela imagens e informação inéditas e surpreendentes, resultando de um extenso e pormenorizado trabalho de investigação realizado pelo autor, no qual tivemos oportunidade de participar, ainda que muito humildemente.

"Fundada em 1920, a Estância Sanatorial do Caramulo ocupou, durante mais de meio século, um lugar ímpar no tratamento da tuberculose pulmonar, quer pelo número e estatuto social dos doentes (por lá passaram inúmeras personagens da política, da aristocracia e da alta finança), quer pelo corpo clínico, cuja competência profissional conquistou um assinalável prestígio dentro e fora do país.

O seu fundador, Jerónimo Lacerda, mostrou-se desde o início determinado a dotar a Estância de infra-estruturas e equipamentos à época excepcionais, revelando um raro sentido de modernidade e um grande interesse pela inovação.

A história da Estância do Caramulo ficou intimamente ligada aos acontecimentos do Estado Novo e revelou profundas marcas das diversas fases do longo consulado salazarista".

3 Comments:

At terça jan 19, 07:52:00 da tarde 2010, Blogger Ana Luis said...

Boa Tarde!
Eu estava muito interessada em comprar o livro, resido em Coimbra e já procurei na maioria das livrarias que conheço. Será que me poderia dar informações sobre locais de aquisição do livro?

 
At terça jan 19, 07:54:00 da tarde 2010, Blogger Ana Luis said...

Boa Tarde!
Eu estava muito interessada em comprar o livro, resido em Coimbra e já procurei na maioria das livrarias que conheço. Será que me poderia dar informações sobre locais de aquisição do livro?

 
At quarta jan 20, 12:10:00 da manhã 2010, Blogger JMS said...

Cara Ana,

Tente contactar a editora. É a By the Book e tem os seguintes contactos:

213 610 997

bythebook@sapo.pt

Boa sorte!

 

Enviar um comentário

<< Home


Site Meter Powered by Blogger