24 de dezembro de 2009

Hot Clube: Anterior sede também está fechada e em ruínas...

johnsonorchestra2100400x295.jpg
Hot Clube: Jam-session na sede da Av. Duque de Loulé.
Foto: Augusto Mayer

Quando em 1954 o Hot Clube se mudou, graças à acção de Augusto Mayer, para a cave do n.º 39 da Praça da Alegria, deixou para trás uma sede bem situada na Avenida Duque de Loulé. Por lá passaram muitos nomes do jazz, incluindo o saxofonista George Johnson.

Hoje, também essa segunda sede (a primeira foi na Praça da Alegria, num edifício que está hoje também devoluto) está em ruínas, definhando ano após ano.

Passámos por lá em Abril de 2008 - sempre a tentar refazer a história do Jazz e do Hot Clube em Portugal, numa luta contra o tempo e sem apoios (nem sequer o interesse remoto das várias licenciaturas/quintas que já por cá há em Jazz; provavelmente já sabem tudo e apenas não nos dizem nem o publicam...) - e aqui ficam as belas imagens que colhemos...

P6050348400x300.jpg
Foto: JMS/JNPDI
P6050325400x300.jpg
Foto: JMS/JNPDI

Infelizmente as imagens já não estão actualizadas com o presente estado do edifício, que foi entretanto alvo de grafitis que o degradaram ainda mais.

Deixamos porém uma imagem que esperemos que não venha a ser o destino dado pela CML ao Hot Clube, mas que é o presente da porta que dava acesso à anterior sede.

P6050333300x400.jpg
Foto: JMS/JNPDI

Tudo isto se passa na que foi uma das principais avenidas de Lisboa, capital europeia deste século XXI...

Aproveitamos para deixar à CML uma proposta para estes dois imóveis abandonados. Vemo-los no futuro recuperados e integrados num roteiro vivo da história do jazz em Portugal, um funcionando como museu e clube (na Praça da Alegria) e outro funcionando como residência de artistas convidados e de jovens músicos (Duque de Loulé). Desta forma, os dois edifícios seriam produtivos e um pólo de vida para uma cidade que morre ano após ano, incêndio após incêndio, derrocada após derrocada...


Site Meter Powered by Blogger