10 de janeiro de 2010

Ingleses, Lajes e Jazz na Terceira

Propomos hoje o visionamento do excerto de um documentário da RTP Açores sobre a presença da RAF na Ilha Terceira e a construção da Base das Lajes.

É que a história do jazz na Ilha Terceira está intimamente ligada à chegada dos militares ingleses em Outubro de 1943, data a partir da qual começou a construção da Base das Lajes, utilizada também pelos norte-americanos a partir de 1944.

Com os ingleses vinham amadores e músicos de jazz que foram contribuindo para a sua propagação junto dos músicos da ilha. Os americanos trouxeram ícones como Frank Sinatra, Glenn Miller, Stan Kenton e Irving Berlin.

A história está contada em detalhe no livro JAZZ NA TERCEIRA: 80 Anos de História, da autoria de João Moreira dos Santos e António Rubio.



1 Comments:

At domingo out 09, 11:22:00 da manhã 2011, Blogger Francisco Miguel said...

Ola. chamo-me Francisco M Nogueira e sou um jovem historiador terceirense que tem uma tese sobre a presença britânica na Terceira e agora que estamos a comemorar os 68 anos da chegada inglesa e em que publiquei várias informações no face e um artigo na União e enviaram me o seu post, queria saber se me podia enviar o vídeo porque seria uma fonte util para trabalhos posteriores.
para mais alguma informação franciscomgl@gmail.com

 

Enviar um comentário

<< Home


Site Meter Powered by Blogger