14 de julho de 2007

Um DVD a não perder!

mcrae-1.jpg

Acaba de sair mais um fascículo da colecção Jazz em DVD da Planeta DeAgostini, nada mais do que um magnífico (o adjectivo não é exagerado) concerto da cantora Carmen McRae (1920/1994), realizado em Tóquio, em 15 de Abril de 1986, e que já conhecíamos bem da sua edição em VHS, pelo que é com grande entusiasmo e gáudio que o vemos agora neste formato de maior qualidade e interactividade, até porque a fita de que dispomos já não aguentava muitos mais visionamentos...

Os admiradores de Diana Krall podem encontrar em McRae o berço maior da sua inspiração vocal, facto que muitos (especialmente os mais arredados do Jazz) provavelmente desconhecem, devendo para tal ouvir "I'm an errand girl for rhythm". Mas não é este facto que faz deste DVD um "must". O que conta é a excelente forma de McRae, o repertório escolhido, a interacção entre os músicos e mesmo a excelente qualidade do registo de imagem e som, o que nem sempre sucede.

McRae é acompanhada em palco por Pat Coil (piano), Bob Brown (contrabaixo) e Mark Pulice (bateria), que não sendo grandes nomes do Jazz, se revelam contudo exímios sidemen e cumprem muito bem o seu papel de suporte à cantora.

Dos 21 temas interpretados por McRae e o seu trio, temos de destacar a excelência de "Listen here" e "If I were a bell", talvez os mais bem conseguidos desta sessão.



Dignos de nota são ainda "That old black magic", "I concentrate on you" (de Cole Porter, com um interessante scat singing de McRae, sob um ritmo de bossa nova), "My old flame", "But not for me" . Num contexto diferente, em que McRae se acompanha ao piano eléctrico e ao piano, surgem respectivamente, "That old devil called love" e "As long as I live" (um muito interessante tema da autoria de Harold Arlen e Ted Koehler). Finalmente, é ainda importante a presença do cancioneiro brasileiro neste espectáculo, através de temas de Djavan ("Upside down" a.k.a. "Flor de Lis", sendo que McRae canta mesmo uma passagem do tema original em Português) e de António Carlos Jobim ("Dindi" e "No more blues"), que tão bem encaixam na voz de McRae.

Este DVD encontra-se disponível por apenas € 9,99 (mais portes de envio) exclusivamente através do nº de telefone 219 265 510 ou, eventualmente, num quiosque perto de si.


Site Meter Powered by Blogger