9 de julho de 2007

The Chick Corea Elektric Band em DVD

corea.jpg

Acaba de sair mais um fascículo da colecção Jazz em DVD da Planeta DeAgostini, desta vez marcado pelos sons eléctricos e de fusão de um trio liderado por Chick Corea (teclados) e composto por John Patitucci (no baixo eléctrico) e Dave Weckl (bateria).

Criada nos anos 80, na esteira da "escola" iniciada por Miles Davis no disco Bitches Brew (em que Corea colaborou), a Elektric Band conheceu um assinalável sucesso, tendo lançado o primeiro disco em 1986 (The Elektric Band). Por esta formação passaram os guitarristas Scott Henderson e Frank Gambale, infelizmente ausentes deste DVD, que preserva um concerto gravado ao vivo na Maintenance Shop, na Iowa State University, em 1985, portanto ainda antes da gravação do primeiro registo da banda, mas no ano da sua estreia.

Ausentes não estão, porém, temas que haviam de caracterizar a Elektric Band, como "Sidewalk", "King Cockroach" ou "Rumble", e a qualidade dos instrumentistas, a começar em Corea e a terminar muito particularmente em Patitucci, que presentemente acompanha Wayne Shorter, como tivemos oportunidade de testemunhar no Estoril Jazz e mais recentemente na Culturgest.

Quem aprecia os sons de fusão e dos teclados electrónicos encontra neste DVD uma boa proposta, a qual pode e deve ser complementada com outro registo desta banda, transmitido há largos anos pela RTP, no programa, de Paulo Gil, "O Som da Surpresa".

Este DVD encontra-se disponível por apenas € 9,99 (mais portes de envio) exclusivamente através do nº de telefone 219 265 510 ou, eventualmente, num quiosque perto de si.


Site Meter Powered by Blogger