10 de julho de 2007

O que vai nascer no antigo Estoril Sol

acab2.JPG

Os espectadores do Estoril Jazz deste ano têm-se deparado com a demolição do antigo hotel Estoril Sol, que agora vai sendo reduzido a um monte de escombros.

JNPDI! mostra hoje o que está projectado para este local, o condomínio Estoril Sol Residence, concebido pelo arquitecto Gonçalo Byrne, apoiando-se no blogue O Carmo e a Trindade.

acab3.JPG

acab1.JPG
Aceitam-se comentários a mais um mamarracho "made in Portugal"...

10 Comments:

At terça jul. 10, 05:31:00 da tarde 2007, Anonymous Anónimo said...

Caro amigo,

Nesse aspecto estou totalmente de acordo consigo.

Horácio

 
At terça jul. 10, 05:41:00 da tarde 2007, Blogger JMS said...

Caro Horácio,

Aproveito para acrescentar que só nos falta, como sucedeu com a torre construída em Miraflores, vir uma "pseudo" jornalista dizer que o edifício em causa se "enquadra muito bem na paisagem circundante"...

 
At terça jul. 10, 08:01:00 da tarde 2007, Anonymous Anónimo said...

Não haverá por aí alguma mente esclarecida (limpa...) que ponha cobro a uma asneira destas ? Ou será que é para demolir daqui a 50 anos ?

PEsteves

 
At quarta jul. 11, 07:50:00 da manhã 2007, Anonymous Anónimo said...

O parque de Palmela com o seu auditório vai desaparecer???

 
At quarta jul. 11, 08:24:00 da manhã 2007, Blogger JMS said...

Creio que não, pelo menos não está previsto.

 
At quarta jul. 11, 09:22:00 da manhã 2007, Anonymous Anónimo said...

Se calhar desaparece...eu se fosse a si punha os cordelinhos a mexer!

 
At sexta jul. 13, 03:53:00 da tarde 2007, Blogger Bárbara Miranda said...

Caro joão,

Já uns tempos que sou leitora do seu blog e a maior dos seus comentários e críticas são bastante construtivas,a maior das quais até concordo. Não querendo deixar passar em branco a "leviandade" do seu comentário ao projecto do nosso grande arquitecto Gonçalo Byrne (que nem sequer mencionou) deixo aqui um link onde poderá conhecer mais a fundo o edifício em questão (é um video comercial!), para não falar do site do seu atelier http://www.estorilsolresidence.com/filme.swf
http://www.byrnearq.com/.
No que diz respeito à construção das nossas cidades, as reflexões e críticas devem ser tão fundamentadas e construtivas (ou mais até) como quando se trata de um disco novo ou de um concerto incrível. Não quero com este comentário dizer que concordo com esta solução mas antes que um projecto, seja de que natureza for, deve ser criticado e comentado na consequência de uma reflexão e o conhecimento mínimo do mesmo.

 
At domingo jul. 15, 07:37:00 da tarde 2007, Anonymous Anónimo said...

Continuamos a olhar para as árvores e não para a floresta ...

PEsteves

 
At domingo jul. 15, 10:57:00 da tarde 2007, Blogger JMS said...

Cara visitante do JNPDI!

TEnho de discordar de si, na medida em que mencionei o autor do projecto, Gonçalo Byrne, para o que me documentei no blog O Carmo e a Trindade, o que certamente lhe passou despercebido, mas também não merece que percamos muito tempo.

Como calcula, não tenho, como a maioria dos portugueses, conehcimentos de arquitectura, mas não entendo que tal seja condição indispensável para emitir uma opinião, embora concorde consigo que ela não é muito fundamentada, pois trata-se apenas de uma opinião, de um juízo de valor sobre a estética de uma construção que a mim me parece sobredimensionada e não integrada desejavelmente na paisagem e na linha costeira da zona. Todavia, aceito com muito interesse mais esclarecimentos que possa oferecer aos leitores do JNPDI! Digo isto sem qualquer ironia e devo dizer-lhe que o seu comentário é muito bem-vindo e ainda mais se nos ajudar a perceber a mais valia eventual que esta obra possa ter, que, sinceramente, a mim me escapa.

Não pretendo ser politicamente correcto e estou disposto a pagar o preço por não o ser, razão pela qual não aceito que um bom arquitecto ou de nomeada tenha obrigatoriamente de produzir sempre boas obras. Não gosto de Siza no Chiado, muito menos no edifício da Rua do Alecrim com a António Maria Cardoso.

 
At segunda nov. 30, 11:53:00 da manhã 2009, Blogger Manuel Ramos said...

Este processo afectou a reputação dos arquitectos.
Não sou totalmente contra mas creio que deve haver mais diálogo.
Pelo menos é isso que nós fazemos em http://www.utopia-projectos.com

 

Enviar um comentário

<< Home


Site Meter Powered by Blogger