8 de abril de 2008

Eddie Lockjaw Davis em DVD

eddie.jpg

Acaba de sair mais um volume da colecção Jazz em DVD, da Planeta DeAgostini, o qual documenta o concerto que o quarteto do saxofonista-tenor Eddie Lockjaw Davis (1922-1986) realizou no Festival de Jazz de Montreux, em 1977.

Este não é, porém, um qualquer quarteto. Na secção rítmica encontram-se tão só e apenas Oscar Peterson (piano), Ray Brown (contrabaixo) e Jimmie Smith (bateria). O resultado deste encontro de gigantes entre Lockjaw e o referido trio proporciona aquele swing e jazz mainstream que a pouco e pouco vão desaparecendo dos concertos actuais, mas que foram o emblema do jazz durante décadas a fio.

Vale a pena ver e ouvir o saxofonista na balada "Angel eyes" e absorver a intensidade e sentimento projectados por este músico que, entre outros, tocou ao longo da sua carreira com Louis Armstrong e Count Basie (orquestra).

Fazem falta ao jazz (e seus amadores) estes jazzmen que respiravam música e ainda sabiam as letras dos temas que interpretavam, o que faziam como se fosse a última vez na sua vida, conferindo-lhes enorme intensidade e entrega. E não se trata de saudosimo: o jazz tem de evoluir e encontrar novas expressões, mas o que é bom é intemporal e sabe sempre bem revisitar.

Eddie Lockjaw Davis (1977)



Este DVD encontra-se disponível por apenas € 9,99 (mais portes de envio) exclusivamente através do nº de telefone 219 265 510 ou, eventualmente, num quiosque perto de si.


Site Meter Powered by Blogger