8 de abril de 2008

6.ª Festa do Jazz do São Luiz:
A consagração do jazz português

P6040109.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6040400.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

Terminou em grande a 6.ª Festa do Jazz do São Luiz, um evento que é já uma referência nacional para todos os amadores e alunos e músicos de jazz.

Com efeito, o concerto de encerramento, com a Big Band do Hot Clube de Portugal, não podia ter sido melhor, juntando no palco do Jardim de Inverno Bernardo Sassetti, Maria João, Mário Laginha e Zé Eduardo.

E o que se passou foi o reencontro de amigos - que por acaso são todos eles figuras maiores do jazz em Portugal e que têm em comum a ligação ao Hot Clube - e o encontro feliz de grandes músicos do jazz português.

s_luiz_HCP008.jpg
Foto de Carlos Pinto

Se Rodrigo Gonçalves assegurou, e bem, como sempre, o piano da big band dirigida por Pedro Moreira, os momentos altos começaram com a entrada em cena de Mário Laginha e, posteriormente, de Bernardo Sassetti, sem dúvidas os nossos melhores pianistas e ambos músicos de nível internacional.

Enquanto Laginha mostrou os seus créditos como arranjador e pianista, já Bernardo Sassetti enriqueceu de forma inequívoca a música da big band com o seu estilo pessoal e a sua criatividade, deixando no ar um toque da sua mestria.

s_luiz_HCP004.jpg
Foto de Carlos Pinto

s_luiz_HCP005.jpg
Foto de Carlos Pinto

Quanto a Maria João, foi notável o seu regresso aos standards, com a interpretação do velhinho "They can't take that away from me" (será que alguém imaginou um dia interpretá-lo assim?) e do belíssimo e tocante "Goodbye Pork pie hat" (de Charles Mingus), ambos com arranjos de Zé Eduardo, que regressou à orquestra que fundou nos anos 70 trazendo do passado as pautas já amarelecidas pelo tempo e que falam de um tempo em que simplesmente não havia músicos em número suficiente para sonhar alto; o tempo em que Zé Eduardo fundou a primeira escola de Jazz em Portugal (e que melhor ocasião para o homenagear do que esta Festa do Jazz?) e em que os escassos recursos eram ainda mais escassos.

s_luiz_HCP009.jpg
Foto de Carlos Pinto

De Maria João podemos dizer sem exagero que nos proporcionou momentos de puro e enorme prazer auditivo, daqueles que vão ao fundo da alma e a revitalizam. Quem pensava que a cantora tinha perdido a sua ligação ao jazz teve a prova provada do seu engano e pôde beneficiar à saciedade de tudo o que João tem para oferecer, e não é pouco! Mais: João trouxe aos temas o seu próprio estilo e essa é a melhor forma de os perpetuar. Não há muitas cantoras em Portugal capazes de tal façanha.

s_luiz_HCP007.jpg
Foto de Carlos Pinto

No contrabaixo ou a dirigir, Zé Eduardo esteve imparável e teve nesta noite certamente uma das melhores da sua vida, pois não há melhor homenagem do que ser homenageado pelos seus pares. E para os felizardos que tiveram a oportunidade de assistir a este concerto esta foi também certamente uma noite muito emocionante. Do seu contrabaixo, em "Goodbye pork pie hat", saiu a profundidade e alma que poucos para além de Mingus conseguem extrair.

s_luiz_HCP006.jpg
Foto de Carlos Pinto

O que se passou em palco foi, pois, notável a todos os níveis e fica desde já como um marco na moderna história do jazz em Portugal (com o 60.º aniversário do Hot Cube a servir de ponto de charneira). Com efeito, não só foi a prova da competência dos músicos em causa, como foi um género de aclamação não planeada da geração que efectivamente criou o jazz entre nós. A partir deste momento, é possível dizer que temos verdadeiros séniores (ou catedráticos) do jazz, para mais doutorados com distinção perante a nova geração que um dia lhes há-de suceder.

Há noites, como esta o foi, em que o prazer de fazer parte desta pequena grande comunidade do jazz nos enche particularmente de orgulho e nos eleva acima das pequenas guerras egóicas e das quintas entrincheiradas que infelizmente ainda a minam e sabotam. Insistir nessa tecla é desprestigiar tudo o que está para trás e hipotecar o futuro prometedor que já se antevê no horizonte e em que noites como esta já nos colocam.

Síntese do 2.º dia da 6.ª Festa do Jazz

O segundo dia desta Festa do Jazz do São Luiz começou com a actuação dos combos das escolas a concurso, apresentando-se mais cinco formações.

RIFF- Escola de Música de Aveiro

P6040112.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6040124.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6040131.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6040130.jpg
Foto de João Moreira dos Santos




Gabriel Neves - Sax
Rui Melo - Guitarra
Carlos Neves - Baixo
André Portugal - Bateria
Professor: Carl Minnemann


Academia Municipal das Artes da Nazaré

P6040150.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6040164.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6040160.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6040157.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6040182.jpg
Foto de João Moreira dos Santos




Susana "Furacão" Gomes - Voz
João Capinha - Sax alto
Márcio Silvério - Guitarra
Tiago Lopes - Baixo
Vítor Copa - Bateria
Professor: Adelino Mota


Conservatório Escola das Artes da Madeira

P6040204.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6040195.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6040202.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6040208.jpg
Foto de João Moreira dos Santos




Graciano Caldeira - Guitarra
Adler Pereira - Piano
Marco Fernandes - Contrabaixo
José Pereira - Bateria
Professor: Jorge Borges

ESMAE – Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo

P6040270.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6040271-1.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6040280.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6040294.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6040282.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6040284.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6040292.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6040275.jpg
Foto de João Moreira dos Santos




João Martins - Sax alto
Diogo Picão - Sax tenor
Rui Bandeira - Trombone
Virxilio da Silva - Guitarra
Gonçalo Moreira - Piano
Inmaculada Galiot - Contrabaixo
Filipe Sequeira - Bateria
Professores: Nuno Ferreira e Michael Lauren.


JB Jazz

P6040328-1.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6040336.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6040321.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6040310.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6040308.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6040316.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6040334.jpg
Foto de João Moreira dos Santos




Maria José Leal - Voz
Filipe Durães - Trompete
Telmo Campos - Sax
Nuno Salvado - Acordeão
João Roque - Guitarra
Diana Almeida - Piano
António Quintino - Contrabaixo
Paulo Monteiro - Bateria
Professor: Pedro Madaleno


Nesta Festa do Jazz pouco se falou dos professores, eles que com o seu trabalho e conhecimentos são responsáveis em grande parte pela qualidade dos combos que se apresentaram a concurso. JNPDI! não conseguiu identificá-los a todos (já que souberam sabiamente manter-se discretos para assim dar todo o palco e brilho aos respectivos alunos), mas aqui fica - em jeito de homenagem aos 10 professores que orientaram os combos - uma fotografia do professor Jorge Borges captada quando este registava em vídeo a prestação dos seus alunos do Conservatório da Escola das Artes da Madeira.

P6040203.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

Por falar em professores... tivemos oportunidade de assistir a uns breves minutos (o "desfile" dos combos a concurso não permitiu infelizmente mais tempo) da masterclass de João Paulo, pianista que impressionou os que ainda não o conheciam com a sua capacidade de improvisar, ou seja, criar no momento, e o seu universo sonoro, que muito nos agradou.

P6040149.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

A partir da luz de um holofote que incidia numa tecla do piano, João Paulo improvisou o seguinte trecho em torno da nota dessa tecla...


Quanto aos concertos deste segundo dia da Festa do Jazz do São Luiz, o primeiro deles foi protagonizado pelo guitarrista Vasco Agostinho, que apresentou o seu novo disco - Fresco - no Teatro-Estúdio Mário Viegas. A acompanhá-lo estiveram Jorge Reis (Sax-alto), Hugo Antunes (contrabaixo) e Bruno Pedroso (bateria).

P6040233.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6040269.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

César Cardoso, jovem saxofonista-tenor que toca com a Big Band do Hot Club e os Desbundixie, actuou no São Luiz Café com Adelino Oliveira (guitarra) e Noé Gonçalves (contrabaixo).

P6040301.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

A seguir ao grupo Crosscurrents e antes do Luís Lopes Humanization Quartet - grupos que não tivemos oportunidade de ouvir - actuou o Low Budget Research Kitchen, uma formação constituída para explorar a música de Frank Zappa. Entre os músicos que integram este octeto contam-se José Pedro Coelho (sax), e Nuno Ferreira (guitarra).

P6040342.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

Os concertos da noite tiveram início com a actuação do Carlos Bica Ensemble, formação composta por João Paulo (acordeão/piano), Mário Delgado (guitarra), Carlos Bica (contrabaixo) e João Lobo (bateria). Foi sem dúvida um bom espectáculo e a prova de que temos entre nós bons projectos musicais e excelentes instrumentistas.

P6040350.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

A Sala Principal do São Luiz despediu-se da Festa do Jazz com a actuação do Francisco Pais Quintet, músico que se encontra radicado nos EUA. Com ele veio um grupo de conceituados músicos, incluindo Seamus Blake (saxes), Ferenc Nemeth (bateria) e Gretcher Parlato (voz), a que se juntou o contrabaixista Demian Cabaud, argentino residente em Portugal.

P6040369.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

P6040367.jpg
Foto de João Moreira dos Santos

JNPDI! voltará em breve à Festa do Jazz do São Luiz, desta feita para fazer uma apreciação crítica da importância deste evento que importa acarinhar e desenvolver.


Site Meter Powered by Blogger