17 de março de 2008

Corea & Burton: The New Crystal Silence

41Nwc8YKYwL._SS500_.jpg

Para celebrar o 35.º aniversário do clássico disco Crystal Silence, gravado em dueto por Chick Corea e Gary Burton, acaba de ser lançado no mercado nacional o disco The New Crystal Silence, registo que revisita o album originalmente editado em 1973 e que estabeleceu uma importante aproximação entre o jazz e a música de câmara.

Este duplo disco resulta da extensa digressão que Corea e Burton realizaram em 2006 (com concertos em Lisboa e Porto) e 2007. O primeiro CD apresenta o duo ao vivo na Austrália num contexto pouco comum, ou seja, acompanhado pela Australian Sidney Symphony e beneficiando dos arranjos musicais de Tim Garland. Já o segundo CD é dedicado exclusivamente ao duo, que aqui é retratado através de dois concertos, um realizado nas Canárias e outro na Noruega.

large_Corea%20and%20Burton.jpg

Dizer que The New Crystal Silence é um disco de excepção torna-se quase desnecessário em face da participação conjunta destes dois gigantes do Jazz, dos quais não se pode esperar senão o melhor, pois ambos são verdadeiros mestres nos respectivos instrumentos.

Se o CD 1 propõe uma fusão do jazz com a música dita clássica, o CD 2 oferece o duo no seu melhor e totalmente liberto para improvisar. O resultado é puro prazer auditivo e mesmo os mais arredados da sonoridade do jazz encontrarão aqui motivos de interesse e contentamento, nomeadamente em "Waltz for Debby", um original de Bill Evans que tão bem encaixa neste formato, e no clássico "Señor Mouse".

O compositor em foco nesta edição é Chick Corea, que tantos e bons temas tem dado ao jazz e à música em geral, assinando aqui 10 dos 13 temas que compõem os dois CD. As restantes três composições pertencem a Bill Evans, George Gershwin ("I love you Porgy") e Arnheim/Daniels/Tobias ("Sweet and lovely").

Faixas CD1: "Duende"; "Love Castle", "Brasilia"; "Crystal Silence"; "La Fiesta".

Faixas CD2: "Bud Powell"; "Waltz For Debby"; "Alegria"; "No Mystery"; "Senor Mouse"; "Sweet and Lovely"; "I Love You Porgy"; "La Fiesta".


Chick Corea & Gary Burton - Rhumbata (Part 1)


Site Meter Powered by Blogger