16 de março de 2008

Dizzy Gillespie em DVD

dizzy.jpg

Este volume da colecção Jazz em DVD, da Planeta DeAgostini, é um dos melhores dos 41 que a compõem e que temos vindo a analisar individualmente desde Março de 2007.

Gravado no Festival de Jazz de Montreux, apresenta um sexteto liderado por Dizzy Gillespie, co-criador dessa revolução no jazz que foi a corrente do bebop.

O trompetista surge aqui em excelente forma e ao lado de verdadeiros gigantes do jazz, como é o caso de Milt Jackson (vibrafone) e Ray Brown (contrabaixo). Noutro plano, mas a um excelente nível, encontram-se o pianista Monty Alexander, o trompetista Jon Faddis e o baterista Jimmie Smith. O que se passou em palco foi puro jazz.

Dizzy Gillespie apresenta-se fiel ao seu estilo, tanto que quem se abstrair da imagem pode com relativa facilidade recuar a esse mítico concerto que Dizzy e Charlie Parker deram em Massey Hall em 1953, juntamente com Charles Mingus, Bud Powell e Max Roach. Jon Faddis, que foi durante anos considerado um imitador de Gillespie e neste concerto contava apenas 23 anos, deixa bem evidentes as suas capacidades técnicas e de improvisador. Monty Alexander era já então um pianista de grande classe, capaz de alimentar com o contrabaixo de Ray Brown (um dos melhores do jazz) um forte swing e de impressionar a solo. Milt Jackson é o fenómeno que se conhece no vibrafone...

Dos vários temas aqui interpretados, destaque para "Get Happy", com uma dinâmica irrepreensível da secção rítmica, e "Once in a while", tema em que Gillespie melhor se exprime e em que o sexteto evidencia a sua notável interacção musical.

Dizzy Gillespie sextet (1977): "Get happy"




Este DVD encontra-se disponível por apenas € 9,99 (mais portes de envio) exclusivamente através do nº de telefone 219 265 510 ou, eventualmente, num quiosque perto de si.


Site Meter Powered by Blogger