22 de janeiro de 2007

O livro inédito da baronesa do Jazz



Acaba de sair em França um livro muito curioso, baseado no espólio de uma das mulheres que maior paixão teve pelo jazz.

Quem está familiarizado com a música de Thelonious Monk e os seus temas já ouviu certamente falar da baronesa Pannonica de Koenigswarter, assim como quem conhece a vida trágica de Charlie Parker, pois foi precisamente na casa desta que o génio do be bop faleceu.

Natural de Londres, do ramos inglês da família Rothschild, Nica - como foi alcunhada - desenvolveu desde cedo uma intensa paixão pelo jazz, pelo que a sua vida se cruzou com muitos dos seus gigantes, tornando-se mesmo uma amiga íntima e confidente. Deles recebeu, em homenagem, a atribuição do seu nome a um par de temas: Pannonica , de Thelonious Monk, Nica, My dream of Nica, de Sonny Clark, Blues for Nica, de Kenny Drew, e Thelonica, de Tommy Flanagan...

Com uma simples máquina Polaroid, Nica fotografou ao longo dos anos músicos como Dizzy Gillespie, Count Basie, Louis Armstrong, Duke Ellington, Lionel Hampton, Bud Powell, Sun Ra, Miles Davis, Charlie Mingus e Sonny Rollins. Entre 1961 e 1966, com o objectivo de editar um livro, perguntou a vários destes uma questão simples e ingénua: "Se te fossem concedidos três desejos, que pedirias?".

Esse livro acaba agora de sair, realizado a partir da maqueta original de Nica, e contém nada menos do que 300 respostas! Entre estas está a de Duke Ellington, que respondeu simplesmente "Quero o que há de melhor", e a de Miles Davis: "Ser branco!".


Site Meter Powered by Blogger