19 de janeiro de 2007

À descoberta do Jazz no Centro Nacional de Cultura

Cursos%20Livres%20(logo).jpg

À descoberta do Jazz: Um século de história é a designação do curso que o Centro Nacional de Cultura inicia a partir de 22 de Janeiro, coordenado por mim, autor deste blog, e cujas inscrições superam até ao momento as nossas expectativas.

Com o objectivo de compreender o jazz, conhecer a sua história (de Nova Orleães para o Mundo), identificar as várias correntes e conhecer os grandes intérpretes este Curso divide-se em 12 módulos, sendo o primeiro de introdução às características que fazem o jazz e os nove seguintes dedicados à sua evolução cronológica, apresentando-se as várias correntes/estilos em que se foi desenvolvendo ao longo do Século XX. O módulo 11 segue a história do Jazz em Portugal e o módulo 12 apresenta as obras primas do jazz em disco.

Este breve curso será apoiado pela audição de discos e visionamento de vídeos, assim como pela exibição dos conteúdos em powerpoint, permitindo uma melhor exposição dos diferentes temas tratados. Adicionalmente, serão também analizadas as perspectivas de diferentes músicos relativamente ao jazz, nomeadamente da música clássica e da música popular portuguesa, como é o caso de Carlos Paredes.

Programa:

1. O que é o jazz? Principais características
2. Raízes, Nova Orleães e os primórdios do Jazz
3. Jazz em Chicago e em Nova Iorque
4. A era do Swing
5. Bebop: a revolução no Jazz
6. Cool Jazz e West Coast Jazz
7. Hard Bop e Funky/Soul Jazz
8. Jazz Modal
9. Avant-Garde e Free Jazz
10. Mainstream, Jazz-Rock, Jazz-Funk e Crossover
11. Jazz em Portugal
12. Obras primas do Jazz em disco

Coordenação: João Moreira dos Santos
Horário: segundas-feiras; das 18h30 às 20h00
Duração: 12 sessões - início a 22 de Janeiro
Preço para sócios do CNC: 150 euros

Mais informações aqui.

Este curso vem na sequência do Roteiro do Jazz na Lisboa dos Anos 20/40, que em 2005 organizei para o CNC, com grande sucesso.


Site Meter Powered by Blogger