15 de janeiro de 2007

Hot Clube reabre terça-feira

Hot_clube2a.jpg
Aguarela de Elsa Canavarro

As instalações do Hot Clube de Portugal, na Praça da Alegria nº 39, em Lisboa, reabrem já na próxima terça-feira, dia 16, após um período de renovação e de pequenas obras de manutenção.

Durante a primeira semana de reabertura, o Hot Clube estará aberto às habituais "jam-sessions" que muitos dos músicos frequentadores do Clube costumam proporcionar. A programação de concertos regulares começará apenas na Quinta-feira, dia 25 de Janeiro.

hcpquarteto.jpg
Foto de Augusto Mayer

O destaque vai para a homenagem ao saxofonista-barítono Jean-Pierre Gebler, falecido este mês, que nos anos 50/50 integrou o Quarteto do Hot Clube de Portugal juntamente com (por esta ordem na foto) Bernardo Moreira, Justiniano Canelhas e Manuel Jorge Veloso. É assim que a 30 de Janeiro (Terça) o Hot Clube organiza uma jam-session com musicos mais e menos jovens e a apresentação, a partir das 21h00, do filme Belarmino, com banda sonora de Manuel Jorge Veloso e onde o Hot Clube de Portugal e o seu referido Quarteto são participantes activos.

Antes desta homenagem o palco da velha, mas renovada, cave da Praça da Alegria, recebe o trio do pianista Rui Caetano, (Janeiro 25,26) e o Quarteto do pianista Júlio Resende (Janeiro 27)que integra um dos mais promissores instrumentistas portugueses da actualidade; o saxofonista Portuense, José Pedro Coelho.

Lee-%26-Ohad-for-web

No inicio de Fevereiro (dias 1 e 2 - Quinta e Sexta) O saxofonista Ohad Talmor, o mais jovem parceiro musical do grande Lee Konitz, apresenta no Hot Clube o seu novo Quinteto, "News Reel" que conta com um excelente naipe de musicos da nova "cena jazzistica" de Nova Iorque.

bowsha.gif

No Sábado dia 3, outro musico norte-americano fará a sua aparição no Clube o guitarrista Scott Fields, musico do jazz de "vanguarda" de Chicago, que recentemente gravou para a editora portuguesa Clean Feed e se apresenta em concerto unico, juntamente com um Trio de músicos portugueses.

A 8 ,9 e 10 de Fevereiro o guitarrista Miguel Martins faz a sua estreia em concerto no Hot Clube com o seu projecto "Kaleidoscópio Trio" que além do bem conhecido contrabaixista Carlos Barretto, integra também o baterista finlandês Markku Ounaskari.

jefsite.jpg

A 15, 16 e 17 de Fevereiro o excelente pianista belga, Jef Neve apresenta em Portugal , com a colaboração da Universal Music, o seu mais recente CD Nobody is Illegal. O Jef Neve Trio é considerado uma das maiores revelações do actual jazz Belga.

Os últimos concertos de Fevereiro serão das responsabilidade do contrabaixista Zeca Neves e do seu Sexteto "Miles & More". Projecto que percorre algumas fases da obra de Miles Davis sem no entanto deixar de ter cunho e identidade própria.>

Durante o mês de Fevereiro a Escola de Jazz do Hot Clube / Escola de Jazz Luiz Vilas-Boas apresenta no Clube, todas as Quartas-Feiras (7,14,21 e 28), vários grupos de alunos que aproveitam este espaço semanal para mostrar a evolução do seu trabalho no decorrer do ano lectivo.


Site Meter Powered by Blogger