17 de janeiro de 2007

Camilo e Tomatito trazem Spain Again ao CCB

MICHELCAMILOTOMATITO.jpg

É já no próximo dia 30 de Janeiro que Michel Camilo e Tomatito se encontram no grande auditório do CCB para apresentar ao vivo o disco Spain Again.

Camilo, um brilhante pianista e um prolífico compositor, goza de renome por combinar as ricas harmonias do jazz com os sabores e os ritmos caribenhos da sua República Dominicana natal. A viver actualmente em Nova Iorque tem citado Chick Corea, Keith Jarrett, Oscar Peterson, Bill Evans, e Art Tatum como suas inspirações.

Descoberto muito novo por Paco de Lucía, Tomatito é o grande guitarrista mundial flamenco da sua geração, tendo já acompanhado as maiores vozes de Espanha, incluindo o legendário Camarón de la Isla, e estrelas internacionais como Frank Sinatra e Elton John.

Navegando pelas fronteiras do jazz e do flamenco, Camilo e Tomatito criam uma experiência única e inesquecível. Mas, por mais diferentes que sejam as suas orígens, Camilo e Tomatito têm também muito em comum. Camilo venera o flamenco e Tomatito é um grande entusiasta do jazz. Ambos valorizam diversos tipos de música latina: o trabalho de Camilo tem dado relevância à sua paixão pela música afrocaribenha, assim como ao flamenco espanhol, aos ritmos afrocubanos, ao merengue dominicano, ao samba brasileiro e ao tango argentino.

Camilo e Tomatito conhecem-se desde os inícios dos anos noventa quando coincidiram em Espanha numa sessão de gravação para o grupo flamenco Ketama. Rapidamente se tornaram amigos, mas só começaram a tocar juntos em 1997, altura em que o Festival de Jazz de Barcelona os convidou a tocar em dueto numa homenagem ao falecido pianista espanhol de hard bop Tete Montoliu.

No verão de 1999 realizaram mais de 40 concertos em conjunto. O crítico do New York Times Jon Pareles classificou a sua actuação no Carnegie Hall como "juntos o duo encontrou um encanto indefinível". Tornou-se inevitável que realizassem um disco em estudio. Assim, em Agosto desse ano viajaram até Stamford, Connecticut, para gravar Spain. Juntar estes dois instrumentistas criou um dúo intimista que resultou numa experiência apaixonante para ambos. Ao longo do álbum, Camilo e Tomatito disfrutaram de uma comunicação de uma inegável intensidade, conseguindo um triumfo sem par não só a nível de vendas como também vencendo o Grammy Latino para o Melhor Disco de Jazz Latino.

Em Julho de 2005, o Festival de Jazz do Mar do Norte na Holanda convidou-os a tocar num concerto exclusivo, com todas as entradas esgotadas. Depois desta maravilhosa reunião concluiram que tinha chegado o momento de explorar o segundo capítulo da sua aventura musical compartida. Foi o seu grande amigo, o cineasta Fernando Trueba, quem lhes sugeriu o título para o novo disco: Spain Again, como que um fio condutor em relação ao primeiro .

Spain Again supõe a reunião de bons amigos que decidiram tocar juntos, ver até onde conseguem chegar e ver quanto podem descobrir de si mesmos. O novo álbum inclui as suas composições originais, uma homenagem a Piazzolla, standards de jazz e uma colaboração com o famoso cantante e compositor Juan Luis Guerra.

Tanto Michel Camilo como Tomatito apresentaram-se separadamente em Lisboa, em Novembro e Dezembro de 2005, o primeiro na Gulbenkian e o segundo no CCB, e esta é uma oportunidade única para os vermos a actuar juntos.

A tournée deste espectáculo, Spain Again, começa em Roma, dia 6 de Julho e terminará em Fevereiro de 2007 na Suiça, passando por Espanha, França, Dinamarca, Irlanda, Holanda, Londres, Turquia, Austria e também Portugal.

DESCRIÇÃO Preço/Bilhetes (euros)
Plateia Móvel 45,00
1ª Plateia 42,00
1º Balcão 32,00
2ª Plateia 40,00
2º Balcão 25,00
Balcão Lateral 30,00
Camarote Central 40,00
Camarote Lateral 36,00
Laterais 38,00
Lateral Deficiente 38,00

Duração do Espectáculo: 75 minutos sem intervalo

[Informação oficial da produção do espectáculo]


Site Meter Powered by Blogger