13 de julho de 2005

Um disco para os fans de Cannonball e de bom sax jazz

B0009IW9KW.01._SCLZZZZZZZ_.jpg

A editora Blue Note acaba de editar um novo registo do sexteto do super saxofonista Julian Cannonball Adderley, gravado na Bélgica, no festival de jazz de Comblain-La-Tour.

Aí actuou, em 1962, um sexteto composto por Nat Adderley, Yusef Lateef, Joe Zawinul, Sam Jones e Louis Hayes. A audiência eram umas meras 20 000 pessoas... algo praticamente impensável nos dias de hoje.

Sobre o festival de Comblain-La-Tour, onde actuou, em 1963, precisamente um ano depois deste registo, o quarteto do Hot Clube de Portugal, vale a pena contar a história da sua genese.

Em Dezembro de 1944, durante a II Guerra Mundial, Joe Napoli, um militar norte-americano castigado pelo frio, pela lama e pelas saudades de casa, encontrava-se em Comblain-La-Tour, uma pequena localidade de pouco mais de 1000 almas. Procurava apenas uma refeição quente e alguém não militar com quem falar. Um habitante desta localidade não só lhe proporcionou a almejada refeição como acabou por o apresentar a outros habitantes e algumas amizades nasceram então nesse momento.

15 anos depois, este dito soldado, entretanto profissionalizado como produtor de música, quis agradecer aos seus benfeitores e amigos e, digamos, retribuir o simpático gesto, pelo que se lembrou de organizar um festival de jazz em que os lucros da bilheteira revertessem para a construção da Igreja local. Contra todas as expectativas o evento foi um enorme sucesso, com mais de 8 000 espectadores na primeira edição, em 1959, e em quatro anos Napoli levou a esta pequena localidade cerca de 102 000 visitantes.

Já não há disto na sociedade do lucro a todo o custo...

Soube desta história pelo Eng.º Bernardo Moreira, que tocou em Comblain-La-Tour como contrabaixista do quarteto do Hot Clube, mas a história está também narrada neste site.


Site Meter Powered by Blogger