31 de julho de 2005

Pena capital para A Capital

getimage.asp?tb=IMAGENS&id=140958

O jornal A Capital encerrou ontem as suas páginas aos leitores, volvidos que são 37 anos de publicação ininterrupta.

Este facto tem para mim especial importância pois foi neste mesmo jornal que há precisamente 10 anos, em Julho de 1995, comecei a escrever sobre jazz, mantendo-me como colaborador nesta área até 1999/2000, quando da venda deste título ao grupo que agora o encerrou.

Dividia as páginas da cultura com José Duarte, que também aí escrevia, o que deve ser coisa rara num jornal português isto de haver dois críticos, um sénior e um júnior, a escrever sobre jazz!

Para A Capital efectuei inúmeras crónicas de concertos (a primeira sobre Ray Brown no Estoril Jazz), entrevistas (a primeira que Diana Krall concedeu a um órgão de comunicação social português) e antevisões de espectáculos.

A equipa da secção de cultura, que foi a que conheci, era fantástica, inicialmente sob a coordenação de Célia Pedroso (que me possibilitou a entrada no jornal por conselho de um colega meu de faculdade), depois chefiada por Francisco Barbosa e, finalmente, pelo meu amigo Rui Tentúgal, também ele um apaixonado pelo jazz e que publicou textos meus na primeira e última página do jornal, uma honra para qualquer jornalista, quanto mais para um simples colaborador...

Nesta hora quero, pois, solidarizar-me com todos os colaboradores actuais de A Capital, cujo futuro profissional fica seriamente ameaçado por este encerramento prematuro mas expectável em face do decréscimo que se vinha registando nas vendas em banca deste título.

Tal acto de solidariedade estende-se também à redacção e equipa global do Comércio do Porto, jornal que acompanhei no exercício das minhas funções profissionais durante mais de 10 anos.

All the best and don't give up!

1 Comments:

At segunda ago. 01, 11:01:00 da manhã 2005, Anonymous Anónimo said...

Como é bom ver, ler e sentir esse teu lado solidário (escondido?).

Um beijo grande.
Mãe

 

Enviar um comentário

<< Home


Site Meter Powered by Blogger