30 de julho de 2005

Sarah Vaughan: The Divine One!

B00006672K.01.LZZZZZZZ.jpg

Este é um DVD bem interessante para todos os admiradores da voz de Sarah Vaughan (me included!).

Aqui se conta a história da sua carreira, desde o início, na Mt. Zion Baptist Church, em Newark, New Jersey, passando pela sua estreia no Apollo Theater.

Aqui se podem ver e ouvir actuações ao vivo da inimitável Sassy, assim como o testemunho de amigos, núsicos e familiares, incluindo Billy Eckstine, Roy Haynes, Joe Williams, George Gaffney, Ada Vaughan (mãe) e Paris Vaughan (filha).

Uma das canções que mais prende a atenção é a balada, em tempo muito lento, "The Shadow of your Smile". BEla letra, melhor voz, sobrebo acompanhamento:

The shadow of your smile
When you are gone
Will color all my dreams
And light the dawn

Look into my eyes
My love and see
All the lovely things
You are to me

Our wistful little star
Was far too high
A teardrop kissed your lips
And so did I

Now when I remember spring
All the joy that love can bring
I will be remembering
The shadow of your smile


Sarah Vaughan actuou apenas uma vez entre nós, no Cascais Jazz 1973, infelizmente com péssimas condições sonoras e com enorme cansaço devido a problemas com a viagem de avião, que obrigou ao adiamento do concerto para um dia após o previsto. Sarah passou também pelo Hot Clube, queria cantar, mas o agente assim não o permitiu...

Foi pena, pois teria sido uma página importante na história do clube que nunca ali apresentou nenhum das grandes vozes do jazz.

Neste DVD os seus amigos e músicos contam várias histórias de bastidores. Uma das mais engraçadas é a que Roy Haynes testemunha quando afirma que numa certa digressão com a orquestra de Count Basie, nos anos 50, Sarah resolveu saltar para o lugar do motorista, agarrar-se ao volante e assumir ela própria a condução do autocarro da banda. Isto nos anos 50 era seguramente pouco ortodoxo, ainda para mais nuns EUA com segregação racial.

Um senão deste DVD: é zona 1 e por isso não é lido por todos os leitores de DVD.


Site Meter Powered by Blogger