2 de agosto de 2010

A Arte da Big Band está nas ruas de Lisboa em Agosto e Setembro

LisboanaRua.jpg

Entre 12 de Agosto e 12 de Setembro a EGEAC / CML realiza uma série de acções em diversas Praças e Jardins da cidade de Lisboa a que foi atribuído o nome "Lisboa na Rua - Com'Out Lisbon". Esta iniciativa, com acesso livre, contempla espectáculos de musica, teatro, dança, cinema e djs.

Uma das vertentes musicais deste programa é o ciclo "A Arte da Big Band", realizado em parceria com o Hot Clube de Portugal e que apresenta às 19h00 de todas as Quintas-feiras, entre 12 de Agosto e 9 de Setembro, cinco das mais representativas Orquestras de Jazz nacionais.


12 de Agosto de 2010 - Jardim do Parque das Conchas (Alameda das Linhas de Torres)
* REUNION BIG JAZZ BAND

Com 7 anos de existência a Reunion Big Jazz Band ocupa um lugar de destaque na divulgação nacional, do jazz para Orquestra. Ao longo destes anos a RBJB transformou-se numa rampa de lançamento para dezenas de jovens músicos que entretanto se afirmaram como nomes importantes do panorama jazzístico nacional. Foram mais de 70 músicos que desde 2003 passaram pelas estantes desta Big Band. O ecletismo dos gostos e das experiências musicais dos seus responsáveis e músicos integrantes, constitui um dos seus maiores patrimónios. Desta particularidade resulta a selecção de temas que inclui no seu repertório, que vão dos clássicos de Count Basie e Oliver Nelson ao contemporâneo Pat Metheny, passando por Mingus e Miles Davis.

Direcção - Claus Nymark
Alexandre Andrade, Tomás Pimentel, Gonçalo Marques, Ricardo Pinto, Emilia Santos -trompetes Narciso Cardoso, Luís Cunha, Nuno Carreira, Diogo Costa – trombones João Capinha, Rita Nunes, Manuel Lourenço, Fernando Soares, Raimundo Semedo - saxofones
Daniel Hewson - piano
Francisco Costa Reis - guitarra
Gonçalo Leonardo - contrabaixo
Alexandre Alves - bateria

19 de Agosto de 2010 - Largo Duque do Cadaval (junto à estação do Rossio)
* ORQUESTRA DE JAZZ DE LAGOS

A Orquestra de Jazz de Lagos / Associação Músicas No Sul, nasceu em 2004 de uma ideia do trompetista Hugo Alves, contando desde o início com o Alto Patrocínio da Câmara Municipal de Lagos. Hoje, a OJL executa mais de 150 temas em permanência, organizados em cinco repertórios que visam a maior parte dos clássicos de Big Band ( Ellington, Basie, Miller, Nestico...). Com uma média de 50 concertos por ano a OJL, já actuou em diversos contextos tendo contado com inúmeros solistas convidados, como Bobby Medina, Ricky Taylor, José Menezes, Luís Cunha, Lars Arens, entre outros. A OJL detém Declaração de Elevado Interesse Público, atribuída pelo Ministério da Cultura.

Direcção - Hugo Alves Hugo Alves, Claúdio Gomes, Gustavo Reis - trompetes
Roger Clarke, Helder Vicente, Luciano Santos, Ray Charsley - trombones
António Flosa, Paulo Rodrigues, Pedro Rijo, José Santos, Luís Miguel - saxofones
Lucia Capobianco - piano
Hugo Santos - contrabaixo
Filipe Sequeira - bateria
José Ribeiro - voz


26 de Agosto de 2010 - Jardim São Pedro de Alcântara (Bairro Alto)
* ORQUESTRA JAZZ DE MATOSINHOS

Com vários discos gravados com convidados de renome, a OJM é a mais “internacional” das orquestra de jazz portuguesas. Este concerto constitui uma viagem pelos “tempos do jazz”. Aqui se faz uma panorâmica da história das “big bands”, sobretudo num período que agitou a história desta musica nos EUA (1930 a 1950). No entanto, este concerto ultrapassa em muito esse limite temporal e acompanha a evolução da grande Orquestra de Jazz até aos nossos dias. Comentado por Manuel Jorge Veloso, compreende obras de compositores e arranjadores como Duke Ellington, Count Basie, Benny Goodman, Gil Evans...

Direcção: Pedro Guedes
Rogério Ribeiro, Susana Silva, Gileno Santana, José Silva - trompetes
Paulo Perfeito, Daniel Dias, Álvaro Pinto, Gonçalo Dias - trombones
Mário Santos, João Pedro Brandão, José Luís Rego, José Pedro Coelho, Rui Teixeira - saxofones
Eurico Costa - guitarra
Telmo Marques - piano
Demian Cabaud - contrabaixo
Michael Laurent - bateria


2 de Setembro de 2010 - Largo de São Carlos (Chiado)
* BIG BAND DO HOT CLUBE DE PORTUGAL

A Big Band do Hot Clube de Portugal, foi a primeira grande formação com actividade regular em Portugal a dedicar-se exclusivamente à musica jazz. Surgiu em 1990 e no seu concerto de estreia, foi dirigida por Zé Eduardo. Já sob a direcção de Pedro Moreira, inaugurou a programação de jazz da Culturgest, tendo como solista o trompetista Freddie Hubbard. Tocou também com Benny Golson, Curtis Fuller, Eddie Henderson, Chris Cheek,... e recriou as obras de Miles Davis / Gil Evans, Porgy and Bess e Sketches of Spain, sob a direcção de Robert Sadin, tendo como solistas Tim Hagans e Tom Harrell. Realizou uma digressão nacional produzida pela Culturgest e apresentou-se em Madrid, no Círculo de Belas Artes. Apresentou-se também na Assembleia da República e em 2008, ano em que o Hot Clube de Portugal comemorou 60 anos de existência, desenvolveu um projecto com Maria João e Mário Laginha. Neste concerto o repertório centra-se em duas vertentes: a clássica, com temas de Duke Ellington, Billy Strayhorn e Count Basie e a contemporânea, com temas de Nils Wogram e Florian Ross.

Direcção- Pedro Moreira
Jorge Reis, Daniel Vieira, César Cardoso, Desidério Lázaro, Guto Lucena - saxofones
Miguel Gonçalves, Tomás Pimentel, João Moreira, Gonçalo Marques - trompetes
Lars Arens, Claus Nymark, Luís Cunha, e Rui Bandeira - trombones
Bruno Santos - guitarra
Rodrigo Gonçalves - piano
Bernardo Moreira - contrabaixo
André Sousa Machado – bateria


9 de Setembro de 2010 - Jardim do Torel (ao Campo dos Mártires da Pátria)
* BIG BAND DA NAZARÉ

A Big Band do Município da Nazaré formou-se em 1999 por proposta do seu Director à Câmara Municipal e teve como objectivo principal dar oportunidade aos jovens talentos da região, de continuarem com a sua formação musical na área da musica jazz. Na sua já duradoura existência a Big Band apresentou-se em diversos festivais nacionais e estrangeiros, assim como nos mais importantes Clubes de Jazz do nosso País. O lançamento do primeiro CD decorreu no 2º Festival Internacional de Big Band’s, em 2003, na Nazaré. O segundo CD, “Filme”, (2006), e o terceiro, “10 Anos”, são a mostra da evolução musical desta formação. Este concerto apresentará repertório do último disco, com temas de Wayne Shorter, Charles Mingus, entre outros, para além de algumas das mais conhecidas “canções do jazz”.

Direcção - Adelino Mota
Vítor Guerreiro, Margarida Louro, Luís Guerreiro, André Venâncio - trompetes
Reinold Vrielink, Élio Fróis, Luís Pires, Fábio Matias - trombones
Joaquim Pequicho, João Capinha, André Murraças, Wilson Ferreira, Pedro Morais - saxofones
Gonçalo Justino - guitarra
Ricardo Caldeira - piano
Gonçalo Leonardo - contrabaixo
Bruno Monteiro - bateria
Júlia Valentim - voz


Site Meter Powered by Blogger