20 de julho de 2010

Cursos Projazz: Há 20 anos fez-se história na formação jazz em Portugal

em1-3.jpg

Celebra-se no próximo dia 23 de Julho uma data histórica na história do Jazz em Portugal: o 20.º aniversário da criação dos Cursos Projazz.

Em Julho de 1990, seis estrelas do jazz (Clark Terry, Bobby Watson, Sir Roland Hanna, Kenny Burrell, Rufus Reid e Kenny WAshington) e um crítico de jazz notável (Ira Gitler) assentaram arraiais na Escola Salesiana do Estoril, convidados por Duarte Mendonça, produtor do Estoril Jazz.

cursos1990_23.jpg
Mário Franco, João Moreira Santos, Rufus Reid e Yuri Daniel.
Foto de: João Freire

Juntos, os "sete magníficos" protagonizaram durante uma semana (23 a 28 de Julho) a primeira grande acção de formação jazzística realizada em Portugal, ensinando muitos dos mais notáveis músicos portugueses da actualidade.

Além disso, realizaram um concerto notável no âmbito do Parque Palmela, com o qual deram por finda a sua presença em Portugal.



Antes dos cursos Projazz, que tiveram uma segunda edição em 1991, o ensino do Jazz em Portugal estava confinado à Escola do Hot Clube (que à data funcionava ainda na velha cave da Praça da Alegria) e à Escola de Jazz do Porto, esta ainda a dar os primeiros passos. Não surpreendeu, portanto, a afluência de músicos de todo o país aos cursos realizados no Estoril, os quais só tiveram paralelo na actual Lisbon Jazz Summer School, promovida pelo CCB.

3 Comments:

At quarta jul 21, 04:49:00 da tarde 2010, Blogger andresbiosca said...

Enhorabuena, para todo estudioso del jazz portugues es un lujo contar con un blog como este.

Obrigado.

 
At quarta jul 21, 05:04:00 da tarde 2010, Blogger JMS said...

Olá Andrés,

Muchas gracias por tus palabras.

 
At quarta jul 21, 05:04:00 da tarde 2010, Blogger JMS said...

Olá Andrés,

Muchas gracias por tus palabras.

 

Enviar um comentário

<< Home


Site Meter Powered by Blogger