28 de julho de 2009

George Russell (1923/2009)

GeorgeRussell.jpg

Faleceu segunda-feira passada o compositor de jazz George Russell, cujas teorias influenciaram a música modal desenvolvida por Miles Davis e John Coltrane a partir dos anos 50.

A sua história de vida é muito pouco ortodoxa já que o seu percurso foi bastante influenciado por questões de saúde. De facto, em 1941, por exemplo, foi acometido de tuberculose, o que o obrigou a seis meses de internamento hospitalar. Foi durante este período que um doente lhe ensinou os fundamentos da harmonia e que Russell compôs e vendeu a Benny Carter a sua primeira peça, "New World".

Cinco anos depois, Russell foi convidado por Charlie Parker a assumir a bateria do seu grupo, mas adoeceu novamente, passando 16 meses num hospital de Nova Iorque. Aí desenvolveu um novo conceito de tocar jazz que se baseava em escalas e não em progressões de acordes. Foi sobre este novo conceito, a que o seu nome ficou sempre marcado, que se desenvolveu anos mais tarde a música modal, introduzida por Miles Davis nos célebres LP Milestones e Kind of Blue.


Site Meter Powered by Blogger