22 de julho de 2009

Bitches Brew: Disco que fundou o jazz-rock completa 40 anos em Agosto

b00000j7ss01lzzzzzzzgif.jpeg

Em Agosto de 1969, Miles Davis entrou em estúdio, em Nova Iorque, para gravar durante três dias (19-21) aquele que é considerado o disco mais revolucionário na história do jazz.

Com Bitches Brew, Miles lançava os alicerces do jazz-rock, contando com nada menos do que 12 músicos, entre os quais se incluiam Joe Zawinul, Wayne Shorter, Airto Moreira, John McLaughlin, Chick Corea, Jack DeJohnette, Dave Holland, Don Alias e Lenny White.

Quase tão importante como Miles e os músicos foi o produtor Teo Macero, que, com o seu trabalho de montagem, contribuiu activamente para o resultado final deste duplo LP.

Em Novembro deste ano, Miles Davis realizou uma curta digressão europeia com Wayne Shorter, Chick Corea, Dave Holland e Jack DeJohnette, apresentando já o novo universo musical que acabara de criar em estúdio. O seguinte vídeo ilustra o espectáculo que este quinteto realizou em Copenhaga.



Já que falamos de Miles Davis, aqui fica também uma entrevista de 1990 realizada pelo genial músico no programa de Arsenio Hall, na qual explica como em miúdo desenvolveu a sua técnica de embocadura no trompete "cuspindo" arroz e feijão frade no caminho para a escola.



E, para terminar, aqui fica um tema de Bitches Brew: "Sanctuary".


Site Meter Powered by Blogger