25 de julho de 2009

Clarke, Miller e Wooten: A casa veio (a)baixo ontem em Oeiras!

smv.jpg

Stanley Clarke, Marcus Miller e Victor Wooten, os "três malucos do baixo", como se apresentaram ao microfone, realizaram ontem um concerto memorável em Oeiras, oferecendo ao muito público um autêntico show de baixo e contrabaixo.

O espectáculo, onde não faltaram clássicos como "Tutu" (popularizado por Miles Davis, mas composto por Miller) e "Human Nature" (uma homenagem a Michael Jackson), terminou com o clássico "School Days" e um convite a que o público abandonasse as suas cadeiras e se chegasse à boca de cena para "curtir" com os músicos este grande êxito de Stanley Clarke que data de 1976, mas mantém toda a sua vitalidade. Do princípio ao fim, ficou claro que os músicos encararam este espectáculo como se fosse o primeiro, irradiando alegria por estar em palco e dando ao público praticamente tudo o que sabem e podem.

Ontem Portugal recebeu sem dúvida o maior espectáculo de baixo jamais presenciado entre nós. Os três virtuosos - que se estrearam no País (parece incrível, mas é verdade!) - não só dialogaram abundantemente em conjunto, como relizaram notáveis momentos a solo. O destaque vai claramente para Stanley Clarke, cujo contrabaixo só faltou cantar, porque para além disso houve praticamente de tudo, incluindo momentos de hard-rock. De resto, só quem esteve presente pode testemunhar o que este músico conseguiu fazer com um instrumento que é de facto bem mais exigente e limitado do que o baixo eléctrico no que se refere a proporcionar grandes demonstrações de virtuosidade por quem não o seja de facto. Marcus Miller arrasou (é a expressão correcta) com o seu potente e inconfundível slap e Victor Wooten não lhe ficou muito atrás, mas se a técnica está ao nível do primeiro, já o som e estilo não são ainda tão marcantes.

Por tudo isto, não perca um próximo espectáculo deste grupo, mas prepare-se para muitos decibéis, muitas notas e uma audiência em delírio!


Site Meter Powered by Blogger