5 de março de 2009

VOZES3: A celebração do Jazz vocal

Vozes3.jpg

Maria João, Maria Anadon e Maria Viana – três vozes distintas e que dispensam apresentações – encontram-se pela primeira vez em palco, num projecto único e pioneiro que promete uma verdadeira celebração do Jazz e da voz e surge num período de ouro e maturidade deste género musical em Portugal.

O concerto de apresentação do VOZES3 está agendado para o Centro Cultural de Cascais – uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais – no próximo dia 28 de Março, pelas 21h30, e será simultaneamente uma homenagem a Luís Villas-Boas (o "pai" do Jazz em Portugal), assinalando-se assim o 10.º aniversário da sua partida. O próximo concerto realiza-se em Lisboa, a 27 de Junho.

Unidas pela paixão de criar música de forma livre e constante, Maria João, Maria Anadon e Maria Viana juntam pela primeira vez os seus talentos artísticos através do ensemble VOZES3 com o objectivo de interpretar temas originais e clássicos do Jazz e do cancioneiro norte-americano

A acompanhá-las está uma secção rítmica composta por duas gerações de músicos representativos do melhor do jazz português: Júlio Resende (piano), João Farinha (piano e teclados), Carlos Barreto (contrabaixo) e Joel Silva (bateria).

VOZES3MARIAJOAO.jpg

Sobre o VOZES3, afirma Maria João: "Aceitei este convite do João Moreira dos Santos para ser uma das 3 vozes, com muito gosto, mais uma vez e sempre pela aventura da música. Conheço a Maria Anadon e a Maria Viana e, apesar de termos percursos diferentes, reconheço nelas o mesmo amor pela música e o mesmo desejo de inventar. Tenho a certeza que nos vamos surpreender com o resultado".

VOZES3MARIAANADON.jpg

Para Maria Anadon, o VOZES 3 “é um projecto de cumplicidades, de sentimentos diferentes em relação à música Jazz, dado que todas nós saímos do Jazz e estamos no Jazz, mas com características diferentes. Vai ser uma mistura de sons e sentimentos traduzidos em música. Os amantes do Jazz virão de certeza absoluta ver o que vai dar esta junção das três vozes e das três pessoas como indivíduos diferentes que somos”.

VOZES3MARIAVIANA-1.jpg

Maria Viana confessa-se “muito entusiasmada” com o VOZES3 e “espera o que não é esperável”. “Estamos com duas fases distintas neste projecto: uma que é mais tradicionalista, eu, e outra que é mais vanguardista e experimentalista, que é a Maria João. No meio, temos a Maria Anadon, que vai com certeza adoptar uma linha mais latina do Jazz, para desempatar”.

VOZES3 é uma ideia original de João Moreira dos Santos e do blogue Jazz No País do Improviso (www.jnpdi.blogspot.com), o blogue de jazz mais lido em Portugal, com uma média mensal de 7 000 visitas e um total acumulado de cerca de 250 000 visitantes ao longo de cinco anos.

VOZES3-1.jpg

O blogue VOZES3 permite acompanhar semanalmente o making of deste projecto, uma inovação na área dos espectáculos de jazz em Portugal.


Site Meter Powered by Blogger