4 de março de 2009

Luís Villas-Boas homenageado no 10.º aniversário da sua morte

LuisVillas-Boas.jpg

No próximo dia 10 de Março completam-se 10 anos sobre a morte de Luís Villas-Boas (1924/1999), ele que foi (e é) a referência absoluta na promoção do Jazz em Portugal, a ele se devendo tão só o primeiro programa de jazz na rádio, o primeiro clube de jazz, os primeiros grandes concertos, a primeira loja de discos de jazz, os primeiros festivais e a primeira escola de jazz...

Para assinalar esta data, realizam-se dois eventos nos concelhos em que o "pai" do Jazz mais desenvolveu a sua missão: Lisboa e Cascais.

Villas-Boas.jpg
Foto: Augusto Mayer/HCP

Na capital, a homenagem é, obviamente, realizada pelo Hot Clube de Portugal, instituição que Villas-Boas fundou em 1948. O concerto tem lugar no próprio dia 10, às 22h00, e conta com a Big Band do Hot Clube de Portugal e convidados. Acresce que a Sociedade Portuguesa de Autores considerou esta uma boa ocasião para entregar ao Hot Clube a Medalha de Honra desta instituição, pelo que se avizinha uma noite histórica na história do Hot e do Jazz em Portugal.

CentroCulturaldeCascais.jpg
Foto: JMS/JNPDI

Em Cascais, a iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Cascais em parceria com o blogue Jazz no País do Improviso, tendo sido programado um concerto de homenagem para o dia 28 de Março, dois dias depois da data em que Villas-Boas cumpriria 85 anos. Em breve aqui daremos todas as informações sobre o espectáculo sui-generis que preparámos para estrear nesta data.


Site Meter Powered by Blogger