10 de março de 2009

Luís Villas-Boas: O "pai" do Jazz partiu há 10 anos

LuisVillas-Boas-1.jpg

Faz hoje 10 anos que Luís Villas-Boas partiu, deixando a comunidade do jazz e da música mais pobres não só em Portugal, mas no mundo, ele que era respeitado como poucos em vários países, desde os EUA até à Austrália (é verdade, pois era considerado o introdutor da bossa-nova neste país através dos seus programas de rádio).

JNPDI! recorda-o neste dia especial através de uma produção própria, uma apresentação audiovisual que realizámos quando do lançamento do livro O Jazz segundo Villas-Boas. Devido a limitações do Youtube, tivemos, porém, de a seccionar em dois. Informamamos os leitores que a primeira secção se encontra sem banda sonora devido a um diferendo existente entre o Youtube e uma determinada editora discográfica, o qual leva a que este site iniba automaticamente qualquer gravação que pertença à mesma, como era o caso de "I Love Jazz", de Louis Armstrong.





Recordamo-lo também através da apresentação de um excerto do concerto que co-produziu com Duarte Mendonça em 1975, no Teatro S. Carlos, em Lisboa, com o histórico Bill Evans (que gravou Kind of Blue com Miles Davis, por exemplo) e Eddie Gomez, registo inédito que hoje colocámos no Youtube em estreia absoluta. Ouçamos e vejamos, pois, um dos momentos altos da história do jazz em Portugal. O tema é "Waltz for Debby", composto pelo próprio Bill Evans.



Dedicamos estes três vídeos às novas gerações de amadores de jazz e músicos, que não tiveram a oportunidade de conhecer Villas-Boas, para que possam assim perceber melhor a sua importância e abrangência na divulgação deste género musical em Portugal.


Site Meter Powered by Blogger