15 de setembro de 2008

Jazz na Terceira: viagem aos bastidores de um livro

impressao1.jpg
Foto: JNPDI/JMS

JNPDI! foi hoje à noite acompanhar o início da impressão do livro Jazz na Terceira: 80 Anos de História, da autoria de João Moreira dos Santos e António Rubio, obra que é apresentada no dia 2 de Outubro, às 18h30, em Angra do Heroísmo, no decurso do AngraJazz.

impressora.jpg
Foto: JNPDI/JMS

O primeiro passo da impressão em offset é gravar a laser numa chapa metálica foto-sensível o que se pretende imprimir. Como este livro é impresso a quatro cores são necessárias quatro chapas (uma para cada cor básica) para cada página (na verdade, tudo está planeado e é executado em cadernos, que no fundo são conjuntos de 16 páginas) que constitui o miolo do livro.

Obtidas as chapas, dá-se finalmente início ao processo de impressão. Para o efeito, o impressor ajusta electronicamente a máquina para que as quatro chapas fiquem perfeitamente alinhadas e as cores correspondam ao definido na maqueta do designer.




O passo seguinte é colocar as referidas chapas na gigantesca máquina, onde vão impressionar um rolo de cauchu que imprimirá depois por contacto com o papel. Terminado o processo de impressão, todas as chapas serão recicladas.




Programada a máquina, nomeadamente no que se refere à tiragem pretendida, é dada a ordem de imprimir. A reduzida tiragem de 1000 exemplares de o Jazz na Terceira não permite sequer que a máquina funcione ao ritmo mais elevado para que está preparada, o que já dá uma ideia da velocidade de impressão possível de obter em grandes projectos.




Iniciado o processo, são debitadas as primeiras folhas e com a máquina sempre em funcionamento é levada uma amostra para uma ampla mesa. O objectivo nesta fase é acertar a qualidade de impressão, garantir que as fotografias não saem tremidas (devido a diferenças na sobreposição das quatro chapas) e identificar eventuais imperfeições fruto de impurezas de anteriores impressões. Para aferir tudo isto, o impressor recorre a um conta-fios com uma capacidade de ampliação até 9x.




Feitos os ajustes necessários na máquina, começam desde logo a sair impressões já com as novas especificações, repetindo-se este processo até todas as chapas estarem perfeitamente alinhadas e as cores corresponderem ao pretendido pelo designer e autores.



O próximo passo são os acabamentos (corte, dobragem, formação dos cadernos, costura, etc), o qual tentaremos também acompanhar nos próximos dias.


Site Meter Powered by Blogger