11 de novembro de 2007

Monterey Jazz Festival: 50 anos em discos únicos

Foi recentemente lançada no mercado nacional uma colecção de CD's que merece a maior atenção.

LIVE AT THE MONTEREY JAZZ FESTIVALS reúne um conjunto de gravações inéditas (isto é, nunca antes comercializadas) de grandes nomes do Jazz que acturam ao longo dos anos neste prestigiado festival que só tinha rival, nos EUA, no Newport Jazz Festival.

A colecção resulta duma parceria entre a editora Concord e Monterey Jazz Festival's MJF RECORDS (sendo a primeira vez que um festival de Jazz lança a sua própria editora) e pretende celebrar as 50 Primaveras deste festival, cuja primeira edição se realizou em 1958.

Para já foram lançados cinco CD's, prevendo-se novos lançamentos em 2008 e para os próximos anos, até porque nos arquivos da produção do festival de Monterey existem nada menos do que 1600 bobines com mais de 2000 horas de gravação de concertos...

51Hy9bQnbDL._AA240_.jpg

A gravação mais antiga desta colecção remonta a 1958, ano da primeira edição do Festival de Jazz de Monterey, e não podia ter melhor protagonista do que Louis Armstrong, para mais apresentado neste evento pelo trompetista mais importante que se lhe seguiu na história do Jazz: Dizzy Gillespie.

Armstrong actua com os seus All-Stars e percorre o repertório que sempre o acompanhou, com destaque para temas como "Blueberry Hill", "Tiger Rag", "Now You Has Jazz" (que proporciona um interessante dueto vocal com o trombonista Trummy Young), "It's Sleepy Time Down South", "When the Saints Go Marchin' In", "Bucket's got a whole in it", "St Louis Blues" e "Mack the Knife".

Com Amstrong actuaram Trummy Young (tb), Peanuts Hucko (cl), Billy Kyle (p), Danny Barcelona (bt) e ainda Velma Middleton (voz).

Faixas:

1. Introduction by Dizzy Gillespie
2. When It's Sleepy Time Down South
3. (Back Home Again In) Indiana
4. Blueberry Hill
5. Tiger Rag
6. Now You Has Jazz
7. High Society Calypso
8. Bucket's Got A Hole In It
9. Perdido
10. Autumn Leaves
11. After You've Gone
12. These Foolish Things
13. Mack The Knife
14. Stompin' At The Savoy
15. Undecided
16. St. Louis Blues
17. That's My Desire
18. When The Saints Go Marching In

51LuT7B%2Bm0L._AA240_.jpg
Razão tinha Miles Davis quando na sua biografia se queixava da existência de várias gravações suas por editar. A verdade é que ano após ano elas vão saindo das prateleiras a que estavam vetadas e chegando ao grande público amador de Jazz.

Neste disco Miles Davis surge no pico da sua forma nos anos 60, numa gravação realizada em 22 de Setembro de 1963, quando o trompetista apresentava um novo quinteto composto por George Coleman (sax-tenor), Herbie Hancock (piano), Ron Carter (contrabaixo) e pelo jovem (17 anos...) Tony Williams (bateria), quinteto com que havia tocado e gravado meses antes em Antibes, em França (Miles Davis in Europe).

Faixas:

1. Waiting for Miles
2. Autumn Leaves
3. So What
4. Stella By Starlight
5. Walkin'
6. The Theme

413Kev3v3mL._AA240_.jpg

O presente CD resulta de um concerto realizado por Thelonious Monk no Festival de Jazz de Monterey em 20 de Setembro de 1964 e apresenta o histórico pianista acompanhado por Charlie Rouse (sax-alto), Steve Swallow (contrabaixo) e Ben Riley (bateria), além do The Monterey Jazz Festival Workshop: Buddy Collette, Lou Blackburn; Jack Nimitz, Bobby Bryant e Melvin Moore.

Faixas:

1. Blue Monk
2. Evidence
3. Bright Mississippi
4. Rhythm A Ning
5. Think Of One
6. Straight No Chaser

4111orrB-CL._AA240_.jpg

Dizzy Gillespie, histórico trompetista do jazz, é o protagonista deste CD que documenta o seu concerto de 19 de Setembro de 1965 no Festival de Jazz de Monterey. A acompanhá-lo estão James Moody (flauta e sax-tenor), Kenny Barron (piano), Christopher White (contrabaixo), Rudy Collins (bateria) e Big Black (congas).

Faixas:

1. Introduction
2. Trinidad, Goodbye
3. The Day After
4. Poor Joe
5. Dizzy's Comedy Sketch
6. A Night In Tunisia
7. Band Introduction
8. Ungawa
9. Chega De Saudade (No More Blues)

41Qpi828kjL._AA240_.jpg

O disco mais recente desta primeira "fornada" remonta a 1971 e apresenta Sarah Vaughan acompanhada pelo seu trio (Billy Mays playing - piano, Bob Magnusson - contrabaixo e Jimmy Cobb - bateria) e pelo Monterey Jazz Festival All-Stars, formação que reúne Bill Harris (trombone), Roy Eldridge (trompete), Clark Terry (trompete), Eddie “Lockjaw” Davis, Zoot Sims (sax-tenor), Benny Carter (sax—alto), Mundell Lowe (guitarra), John Lewis (piano) e Louie Bellson (barteria).

Um registo muito interessante não só pela prestação de Sarah, mas também pelas autênticas estrelas que a acompanham e por, na verdade, ser um disco que vem enriquecer a colecção de discos ao vivo desta voz maior do Jazz.

Faixas:

1. Introduction by Norman Granz
2. I Remember You
3. The Lamp Is Low
4. 'Round Midnight
5. There Will Never Be Another You
6. And I Love Him
7. Scattin' The Blues
8. Tenderly
9. All-Stars Introduction
10. A Monterey Jam
11. A Monterey Jam (Encore)


Site Meter Powered by Blogger