2 de novembro de 2007

Ella Fitzgerald em DVD: Montreux 1977

ellamontreux1977.jpg

Acaba de sair um novo volume da colecção Jazz em DVD, desta vez dedicado a Ella Fitzgerald, cantora que por várias vezes actuou no Festival de Jazz de Montreux, sendo aqui apresentado o concerto realizado em Julho de 1977. Convém referir que existem também em DVD os concertos de 1969 e de 1979.

Ella tinha então, em 1977, completado 60 anos, encontrando-se ainda em boa forma vocal, o que este DVD demonstra bem. A proposta musical é simples - bom Jazz - o que fica desde logo explícito com o tema inicial, "Too close for comfort", atacado com um vigoroso swing. Com Ella estiveram então em palco Tommy Flanagan (pianista que a acompanhou durante largos anos), Keter Betts (contrabaixo) e Bobby Durham (bateria), que por vezes quase soam como uma verdadeira big band.

O mais interessante deste DVD são, porém, as várias baladas incluídas no repertório, temas que Ella interpreta com uma profundidade e musicalidade notáveis. Entre estas destaque para "My man" e especialmente "Ordinary Fool", tema em que Ella parece reviver em palco a sua própria (e conturbada) vida amorosa.

Não faltam neste DVD (também disponível em CD) os excelentes momentos de scat que caraterizaram Ella ao longo da sua carreira, aqui desenvolvidos em "One Note Samba" e "Billie's Bounce", e um "hit" de então, o tema "You are the sunshine of my life", gravado em 1972 por Stevie Wonder.

O visionamento deste documento audiovisual leva-nos a lamentar ainda mais o facto de se terem gorado as negociações desenvolvidas por Luís Villas-Boas e Duarte Mendonça para apresentar Ella ao vivo em Portugal em 1982, o que se ficou a dever à dificuldade em encontrar patrocinadores para o efeito.

Este DVD encontra-se disponível por apenas € 9,99 (mais portes de envio) exclusivamente através do nº de telefone 219 265 510 ou, eventualmente, num quiosque perto de si.


Site Meter Powered by Blogger