18 de setembro de 2007

Sonny Rollins hoje no Carneggie Hall

Carnegiehall.jpg

Quando forem precisamente 20h00 em Nova Iorque o Carneggie Hall volta a receber, 50 anos depois da sua estreia nesta sala, o histórico saxofonista-tenor Sonny Rollins.

Com efeito, em 1957 Rollins, então com apenas 27 anos, actuou aí pela primeira vez, em trio, acompanhado por Wendell Marshall (contrabaixo) e Kenny Dennis (bateria), tendo tocado três temas: "Moritat", "Sonnymoon for Two" e "Some Enchanted Evening". Nessa mesma noite de Novembro subiram também ao palco Billie Holiday, Ray Charles, e o quarteto de Thelonious Monk Quartet com John Coltrane (editado em disco em 2005 depois da respectiva gravação ter sido acidentalmente descoberta numa caixa não referenciada na Library of Congress).



Para celebrar este acontecimento, Rollins actua hoje com duas formações. A primeira revisita o seu trio de 1957, sendo o saxofonista acompanhado por Roy Haynes (bateria) e Christian McBride (contrabaixo). A segunda formação é a The Sonny Rollins Band, com Clifton Anderson (trombone), Bobby Broom (guitarra), Bob Cranshaw (contrabaixo) e Kimati Dinizulu (percussão).

Este concerto será gravado, devendo o CD ser editado na Primavera de 2008, o qual terá como bonus a inclusão dos temas tocados originalmente em 1957, um total de 20 minutos, material cedido pela Library of Congress.

O seguinte vídeo, gravado em 1959, dá uma boa ideia de como Sonny Rollins soava em 1957, pois apresenta-o em trio, precisamente com contrabaixo e bateria, em concerto na Holanda, no Singer Theatre. O tema é "Weaver of Dreams".


Site Meter Powered by Blogger