17 de setembro de 2007

Herb Geller no 4.º aniversário de JNPDI!

herbgellernohot.jpg

A 11 de Setembro de 2003 começámos a publicar este blogue, bem longe de sonhar que ele seria mais do que um espaço de desabafo para meia dúzia de cibernautas... que era como então o víamos, pois o fenómeno dos blogues era ainda imberbe. Volvidos 4 anos, JNPDI! regista uma média de cerca de 5000 visitas mensais, o que perfaz um total de quase 150 000 desde o seu início.

Para comemorar este 4.º aniversário e agradecer a todos os nossos leitores o apoio que nos têm dado decidimos este ano convidar a delocar-se a Portugal um músico que tocou no Hot Clube nos anos 60 , ou não fosse JNPDI! um blogue que nasceu sob o signo de historiar o Jazz em Portugal.

É assim que Herb Geller, saxofonista que acompanhou entre outros Benny Goodman, Chet Baker, Dinah Washington e Clifford Brown, regressa a Portugal 45 anos depois da sua última actuação, a convite do blogue Jazz No País do Improviso! e de Maria Viana, que celebra em 2007 nada menos do que 30 anos de carreira. Da agenda de Herb Geller fazem parte um concerto com Maria Viana, uma actuação no Hot Clube de Portugal e um workshop na Escola de Jazz Luís Villas-Boas/Hot Clube.

herbgellerhot.jpg
Herb Geller no Hot, em 1962, com Bernardo Moreira e Paulo Gil. Foto de Augusto Mayer.

Em 1962, Geller, natural dos EUA, passou por Lisboa, a caminho da Alemanha, onde fixaria residência até ao presente. Luís Villas-Boas aproveitou então a sua estadia para o convidar para uma série de concertos no Hot Clube de Portugal e até a participar numa revista do Parque Mayer… Para celebrar o seu quarto aniversário o blogue Jazz No País do Improviso! (www.jnpdi.blogspot.com) decidiu agora convidar Geller a regressar ao Hot Clube, onde actua no próximo dia 9 de Outubro, pelas 23h00, acompanhado por músicos da geração seguinte à que com ele tocou em 1962, integrado num quarteto liderado pelo pianista Filipe Melo.


MARIAVIANA-2.jpg

A celebrar o 30.º aniversário da sua carreira, a cantora Maria Viana, uma das primeiras e mais aclamadas vozes do jazz em Portugal, actua no dia 6 de Outubro, no Auditório Municipal do Seixal, com o seu trio (Paulo Gomes, piano; Zé Eduardo, contrabaixo), contando com Herb Geller como convidado de honra. Este trio foi formado originalmente por Maria Viana, José Eduardo e Joan Monné para se apresentar no Festival de Jazz do Porto 2003 a convite de Paulo Gomes (que enquanto director Artístico do Festival desse ano decidiu não se apresentar em palco), conquistando com esse concerto o prémio de melhor Concerto Nacional, atribuído por José Duarte no site JazzPortugal.

No dia 8 de Outubro, pelas 18h00, Herb Geller realiza ainda na Escola de Jazz Luís Villas-Boas/Hot Clube um workshop sobre “Técnicas de Improvisação”. Inscrições na Secretaria da Escola pelo telefone 21 361 97 40. Sócios HCP - gratuito. Não sócios: 5€.


Imagem2.gif


Site Meter Powered by Blogger