7 de setembro de 2007

Charlie Parker em DVD

birssongs.jpg

Focamos hoje a nossa atenção em mais um fascículo da colecção Jazz em DVD editado no passado mês de Agosto: Bird Songs: a tribute to Charlie Parker.

Em Janeiro de 1990 um conjunto de músicos unidos pelas suas afinidades musicais com Charlie Parker encontrou-se em palco, em Cannes, para revisitar alguns temas do repertório deste saxofonista que nos anos 40 revolucionou para sempre o jazz, criando o estilo bebop e inovando ao nível harmónico e rítmico.

É precisamente essa reunião que o presente DVD regista, sendo que neste conjunto há que diferenciar entre os músicos que tocaram com Paker e os que o seguiram ou têm nele as suas raízes musicais. No grupo dos primeiros encontram-se o trompetista Red Rodney (que acompanhou Parker entre 1949 e 1951, em substituição de Miles Davis, e ficou imortalizado no filme de Clint Eastwood sobre Bird) e o baterista Roy Haynes (que integrou o quinteto de Parker entre 1949 e 1952, substituindo Max Roach e participando em várias sessões de gravação). No grupo dos seguidores encontram-se o saxofonista Frank Morgan, o saxofonista Phil Woods (que parece ter levado tão à letra a sua admiração por Charlie Parker que casou mesmo com a respectiva viúva...), o cantor Jon Hendricks e ainda o pianista Monty Alexander (um dos dois pianistas da banda sonora do filme Bird) e o contrabaixista Rufus Reid.

Este DVD proprociona, pois, um regresso ao universo de Bird, com os dois saxofonistas, Morgan e Woods, a lembrarem bem a sua sonoridade e estilo, e o trompete de Rodney e a bateria de Haynes a darem o testemunho de uma das fases mais criativas do jazz. Há vários pontos de interesse neste DVD, nomeadamente o diálogo entre Monty Alexander e Roy Haynes, piano e bateria, em "My little suede shoes" e a interpretação da balada "Parker's Mood" por Frank Morgan, com realce para o papel de Rufus Reid, um contrabaixista extraordinário, mas infelizmente subavaliado.

Como ponto de interesse adicional deste DVD encontram-se ainda os testemunhos de Red Rodney e Roy Haynes sobre a sua convivência com Charlie Parker.

Este DVD encontra-se disponível por apenas € 9,99 (mais portes de envio) exclusivamente através do nº de telefone 219 265 510 ou, eventualmente, num quiosque perto de si.


Site Meter Powered by Blogger